ANÁLISE

Eleições 2022: SJCC lança agregador de pesquisas eleitorais; veja como acompanhar evolução do seu candidato

Os levantamentos serão publicados no JC, Rádio Jornal, TV Jornal e nas redes sociais destes veículos, sempre acompanhados pela análise de especialistas

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 31/07/2022 às 8:00 | Atualizado em 03/08/2022 às 8:58
MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
DISPUTA Competição para o Governo está longe do fim, mas o cenário é desfavorável à Frente Popular - FOTO: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Leitura:

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) lança, neste domingo (31), o agregador JC/ODDSPOINTER, uma plataforma que usa dados de várias pesquisas de intenção de voto para governador, senador e presidente da República com o objetivo de traçar a evolução das preferências do eleitorado até as eleições deste ano.

Os levantamentos, feitos em parceria com a ferramenta de prognósticos eleitorais Odds Pointer, serão publicados no JC, Rádio Jornal, TV Jornal e nas redes sociais destes veículos, sempre acompanhados pela análise de especialistas que vão esmiuçar os resultados, inclusive projetando quais postulantes teriam maior probabilidade de vencer o pleito no primeiro turno ou chegar ao segundo turno.

“Pesquisas carregam o humor do eleitorado naquele momento em que os dados foram coletados, mas isso pode mudar rapidamente e essa mudança será captada por outra pesquisa, feita mais adiante. O que o agregador faz é coletar os dados de todas essas pesquisas, processar essas informações e estabelecer a imagem mais atual das preferências do eleitor”, explicou o doutor em ciência política Vinícius Alves, revisor de dados e métodos do Odds Pointer.

REPRODUÇÃO
ANÁLISES Doutor em ciência política, Vinícius Alves é o revisor de dados e métodos do Odds Pointer - REPRODUÇÃO

 

Alves disse, ainda, que o cálculo realizado pelo agregador não é a mera soma dos resultados desses estudos e divisão pelo total de pesquisas.

Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.

Para a compilação dos dados, serão avaliadas pesquisas publicadas desde o mês de janeiro por mais de dez empresas, como o Datafolha, Ipespe e Vox Populi, por exemplo. Isso não significa, porém, que os levantamentos feitos por todos esses institutos serão usados nos estudos de todos os cargos que serão analisados.

“Nós utilizamos o agregador como um método para estimar qual seria a preferência do eleitorado na data da pesquisa mais recente, mas estamos inovando no Brasil com a ideia do prognóstico. Com essa novidade, nós esticamos a projeção até a data da eleição", destaca Vinícius Alves.

"Traçamos a probabilidade dos candidatos vencerem no primeiro turno, passarem para o segundo turno em primeiro lugar, em segundo lugar e quem teria mais chances de vitória. São duas coisas diferentes que serão trabalhadas nessa parceria”, afirma Vinícius.

Embora analise os dados de todos os postulantes a governador, o agregador JC/ODDSPOINTER lança luz de maneira mais detalhada sobre os desempenhos dos cinco pré-candidatos que melhor têm pontuado nas pesquisas publicadas desde janeiro: Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD), Miguel Coelho (União Brasil) e Raquel Lyra (PSDB).

A mesma lógica será utilizada na disputa pelo Senado Federal. No caso dos estudos sobre os pré-candidatos à presidência, será possível analisar regionalmente como eles se movimentam.

Para Laurindo Ferreira, diretor de redação do JC, a ferramenta dará ao eleitorado pernambucano a possibilidade de analisar os resultados das pesquisas divulgadas de maneira mais aprofundada e sempre atualizada.

“O agregador é uma nova ferramenta que nos dará uma visão muito mais ampla do que estão significando os números das pesquisas eleitorais num determinado momento. Não vamos nos ater mais a um único dado, uma única pesquisa", diz Laurindo.

"O que teremos este ano, com o nosso agregador, é mais análise, mais compreensão dos números que estão sendo publicados por vários institutos e da evolução das performances dos candidatos, com atualizações sempre que novos dados forem divulgados”, complementa.

Mônica Carvalho, diretora de jornalismo da TV e Rádio Jornal, conta que os veículos contarão com o apoio do cientista político Antônio Lavareda para para explicar para a sua audiência o que os dados levantados pela ferramenta podem revelar.

“Com o agregador, ganharemos a possibilidade de fazer análises das diversas pesquisas que tratam da disputa do governo estadual, assim como das intenções de voto para presidente em Pernambuco, e a disputa pelo Senado", diz.

"A partir destes dados, o cientista político Antônio Lavareda fará uma análise, todas as quartas-feiras, às 8h50, na Rádio Jornal, dentro do quadro Corrida Eleitoral. A ideia é oferecer elementos para que as pessoas que consomem notícia em qualquer veículo do SJCC possam estar bem informadas sobre estas eleições, que se desenham como uma das mais disputadas da história. É uma forma de reforçar a nossa contribuição com o processo eleitoral e com o estado democrático de direito”, detalhou.

Comentários

Últimas notícias