PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: confira os números do PoderData
Com os resultados obtidos por Lula e Bolsonaro no levantamento que a empresa divulgou hoje, a eleição presidencial seria levada para o segundo turno
Segundo pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (4), segue estável o quadro para a sucessão presidencial deste ano. Conforme os dados do levantamento, feito entre 31 de julho e 2 de agosto de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto no primeiro turno, seguido por Jair Bolsonaro (PL), que foi lembrado por 35% dos entrevistados.
Informações publicadas no site Poder 360 mostram que Lula manteve o mesmo percentual da rodada anterior da pesquisa, realizada 15 dias antes. Bolsonaro, por sua vez, registrou dois pontos percentuais a menos na comparação com o estudo anterior, variação que está dentro da margem de erro de 2 p.p.
A pesquisa eleitoral mostra, ainda, Ciro Gomes (PDT) registrando 7% das menções, Simone Tebet (MDB) com 4% e André Janones (Avante) com 2%. Eymael (DC) e Felipe d'Avila (Novo) pontuaram 1% cada. Outros candidatos não foram lembrados por eleitores suficientes para pontuar.
Considerando-se apenas os votos válidos, quando se excluem os brancos e nulos, Lula teria 45% das intenções e Bolsonaro 37%, o que levaria o pleito para o segundo turno. Para a disputa ser concluída no primeiro turno, é necessário que um dos candidatos conquiste pelo menos 50% dos votos.
O registro da pesquisa PoderData - empresa do grupo Poder360 Jornalismo - foi feito no dia 29 de junho junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A companhia afirma que usou recursos próprios para realizar o levantamento.
A coleta de dados foi feita por ligações para celulares e telefones fixos, quando foram ouvidos 3.500 eleitores de 322 cidades das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o intervalo de segurança é de 95%. O registro no TSE é BR-08398/2022.