AGREGADOR DE PESQUISAS JC/ODDSPOINTER

PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: veja preferências do eleitorado do Nordeste

De acordo com dados do agregador de pesquisa JC/ODDSPOINTER, Lula concentra mais da metade das intenções de voto no 1º e no 2º turnos, atingindo, respectivamente, 58% e 63,1% na medição mais recente

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 02/08/2022 às 20:56 | Atualizado em 03/08/2022 às 0:49
X

Plataforma que compila dados de várias pesquisas de intenção de voto para governador, senador e presidente da República para traçar a evolução das preferências do eleitorado até as eleições de 2022, o agregador JC/ODDSPOINTER divulgou os resultados do seu primeiro levantamento nesta terça-feira (2).

Segundo a análise feita pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) em parceria com a ferramenta de prognósticos eleitorais OddsPointer, os estudos que avaliaram, de janeiro deste ano até aqui, as tendências de voto para presidente entre eleitores da região Nordeste, os resultados se mostram "relativamente estáveis e amplamente favoráveis ao ex-presidente Lula (PT)".

De acordo com as informações que constam no relatório do levantamento, assinado pelo doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer, Vinícius Silva Alves, e pelo coordenador de Desk Research da empresa, Pedro Paulo de Assis, "Lula concentra mais da metade das intenções de voto no 1º e no 2º turnos, atingindo, respectivamente, 58% e 63,1% na medição mais recente do agregador".

O texto diz, ainda, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 21,1% das intenções de voto no 1º turno, e 27,8% no 2º turno na região.

"Na Região Nordeste, o potencial de crescimento para um terceiro competidor ao Palácio do Planalto é modesto, com o principal candidato da terceira via (Ciro Gomes) atingindo apenas 7,5% dos votos", completa a análise.

Quem é o candidato a governador de Pernambuco que lidera as pesquisas?

Segundo este levantamento do agregador JC/ODDSPOINTER, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) lidera a corrida pelo Governo de Pernambuco, tendo evoluído de 27,7% das intenções de voto para 32,1% na checagem mais recente da plataforma.

Neste estudo, inclusive, se percebeu uma disputa acirrada pela segundo lugar no pleito, além da indefinição de uma parcela significativa do eleitorado.

Desde que Marília Arraes iniciou a sua pré-campanha, "as intenções de voto favoráveis à então líder na corrida, Raquel Lyra (PSDB), declinaram paulatinamente (17,1%-13,4%), aproximando-a das estáveis preferências dos eleitores por Miguel Coelho (UB), cujas intenções de voto oscilaram entre 11,2% e 10,2%", detalha a análise de Alves e Assis.

O levantamento revela, ainda, que Miguel ultrapassou Anderson Ferreira (PL), que, "em viés de baixa (10,8%-7,1%)", aproxima-se cada vez mais de Danilo Cabral, candidato do PSB (6,7%-4,5%).

Como funciona o agregador JC/ODDSPOINTER?

Com base em pesquisas eleitorais divulgadas desde janeiro de 2022 por institutos como o Datafolha, Ipespe e Voz Populi, por exemplo, o agregador medirá, periodicamente, a intenção de voto para os principais candidatos nas eleições deste ano e também fará projeções sobre quais deles têm mais chance de vencer no primeiro turno ou chegar ao segundo turno em primeiro ou segundo lugar.

O cálculo realizado pelo agregador não é a mera soma dos resultados dessas pesquisas, seguida da divisão pelo total de estudos. Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outros detalhes.

Tags

Autor