Eleições 2022

Miguel Coelho sugere parceria do Estado com condomínios para reforçar a segurança pública pernambucana

Miguel quer criar um programa como o "De Olho na Rua", para que a própria população auxilie as forças policiais na redução dos índices de criminalidade do Estado

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 05/08/2022 às 13:00 | Atualizado em 05/08/2022 às 13:01
Max Brito/Divulgação
Miguel Coelho, candidato do União Brasil ao Governo de Pernambuco - FOTO: Max Brito/Divulgação
Leitura:

Em visita ao Sindicato da Habitação (Secovi-PE) na ultima quinta-feira (4), o candidato a governador de Pernambuco pelo União Brasil, Miguel Coelho, garantiu aos presentes na agenda que criará um plano de monitoramento como o extinto "De Olho na Rua". A ideia é que a própria população auxilie as forças policiais na redução dos índices de criminalidade do Estado.

"A iniciativa, premiada nacionalmente, foi criada pelo Secovi-PE em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), durou 18 anos e consistia na participação da população na prevenção da criminalidade", explica a equipe de Miguel, por nota.

No período em que o programa esteve em vigor, funcionários capacitados de estabelecimentos como hotéis, postos de gasolina e condomínios, a exemplo de porteiros e vigilantes, acionavam a polícia através de um rádio de comunicação, muitas vezes impedindo que ocorrências de violência acontecessem.

De acordo com Miguel, o aluguel dos parelhos era pago pelos próprios condomínios, sem custos para o Executivo estadual. A iniciativa, porém, foi descontinuada.

"É preciso dar um basta na violência que tomou conta de Pernambuco, o Pacto pela Vida faliu e só serve de estatística. O que fizemos em Petrolina serve de exemplo e podemos repetir no estado: investimento alto, capacitação e vontade política para devolver segurança à nossa população", disse Miguel Coelho, na ocasião.

Além do ex-prefeito, participaram da reunião a candidata a vice governadora Alessandra Vieira (UB), o presidente do Secovi-PE, Márcio Gomes, além de associados do sindicato, que reúne cerca de 8 mil condomínios somente no Grande Recife.

Na ocasião, Miguel Coelho também apresentou o programa Estado de Paz, que está no seu plano de governo e prevê R$ 1 bilhão em investimentos em inteligência e modernização, bem como a integração de 9 mil guardas municipais às forças de segurança do Estado.

Comentários

Últimas notícias