JC/ODDSPOINTER

Agregador de pesquisas: Lula atinge 60% das intenções de voto no Nordeste e mantém vantagem sobre Bolsonaro

Bolsonaro apresenta desempenho muito mais modesto na região, pontuando aproximadamente 20,8% das intenções de voto no primeiro turno e 26,8% no segundo turno

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 11/08/2022 às 12:07 | Atualizado em 11/08/2022 às 19:18
(RICARDO STUCKERT/JIM WATSON /AFP)
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - FOTO: (RICARDO STUCKERT/JIM WATSON /AFP)
Leitura:

A segunda análise dos levantamentos feitos pelo agregador JC/ODDSPOINTER, divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato ao Palácio do Planalto este ano, "concentra mais da metade das intenções de voto no primeiro e no segundo turnos, atingindo, respectivamente, 60% e 63,1%" no Nordeste.

Conforme os dados estudados na plataforma, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem um desempenho muito mais modesto na região, pontuando aproximadamente 20,8% das intenções de voto no primeiro turno e 26,8% no segundo turno.

"Lula segue na liderança, administrando uma vantagem confortável entre os eleitores da região Nordeste, de 60,1% das intenções de voto favoráveis a Lula no primeiro turno, contra 20,8% em favor de Bolsonaro", observa Vinícius Silva Alves, doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer.

Na nova análise também é possível perceber que o potencial de crescimento de um candidato de terceira via no Nordeste é tímido, com o principal candidato do segmento, Ciro Gomes (PDT), atingindo apenas 7,6% das intenções de voto.

Para chegar a esses números, o agregador JC/ODDSPOINTER usa informações de pesquisas de cerca de 15 institutos, como Datafolha, Ipespe e Vox Populi, por exemplo.

Isso não significa, porém, que as pesquisas eleitorais feitas por todas essas empresas serão usadas nos estudos de todos os cargos que serão analisados pelo agregador.

Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.

As informações reveladas na análise divulgada hoje reafirmam os dados publicados no primeiro estudo, de 2 de agosto. Naquela ocasião, mostrou-se que Lula concentrava "mais da metade das intenções de voto no 1º e no 2º turnos, atingindo, respectivamente, 58% e 63,1%".

O levantamento dizia, ainda, que Bolsonaro chegava a 21,1% das intenções de voto no 1º turno, e 27,8% no 2º turno na região.

Comentários

Últimas notícias