Eleições 2022

Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: corrida eleitoral em Pernambuco segue aberta, mas com Marília Arraes na liderança

Plataforma lançou nesta quinta-feira (11) uma nova análise sobre a disputa deste ano, que aponta para a conclusão do pleito no segundo turno

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 11/08/2022 às 14:30 | Atualizado em 11/08/2022 às 19:18
MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Segundo agregador de pesquisa, Marília Arraes segue na liderança da disputa, enquanto demais candidatos a governador brigam pelo segundo lugar - FOTO: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Leitura:

O agregador JC/ODDSPOINTER divulgou, nesta quinta-feira (11), os resultados de mais uma análise dos levantamentos realizados pela plataforma com base em pesquisas de intenção de voto focadas em Pernambuco e no Nordeste feitas e publicadas nos últimos dias.

Segundo a nova análise, a corrida pelo Governo de Pernambuco segue aberta, mas com a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) mantendo-se na liderança da preferência do eleitorado.

"A disputa pelo Governo de Pernambuco caminha, até o momento, para um provável desfecho no segundo turno. Marília Arraes segue na liderança, hoje com 31,1% das intenções de voto no primeiro turno, seguida por Raquel Lyra (PSDB), com 12,8%, e, praticamente empatados, Anderson Ferreira (PL), com 9,5%, e Miguel Coelho (UB), com 9,4%. Na sequência está Danilo Cabral (PSB), com 6,1%", explica Vinícius Silva Alves, doutor em ciência política e diretor de dados e métodos do OddsPointer.

Para chegar a esses números, o agregador JC/ODDSPOINTER utiliza os dados de pesquisas de intenção de voto de cerca de 15 institutos, como Datafolha, Ipespe, Vox Populi, entre outros.

Isso não significa, contudo, que os levantamentos feitos por todas essas empresas serão usados nos estudos de todos os cargos que serão analisados.

Para evitar distorções, a plataforma leva em conta as peculiaridades de cada levantamento, que podem ter tamanhos de amostras diferentes, coleta de dados presenciais, por telefone ou online, entre outras particularidades.

"Examinando especificamente as tendências do agregador das intenções de voto para governador desde o início do mês de julho até agora, observa-se: um leve crescimento de Marília; uma vantagem estreita, porém estável, que garante a Raquel a segunda colocação até o momento; e um ligeiro declínio de brancos/nulos", diz relatório referente a esta análise.

 

O texto aponta, ainda, para um movimento de recuperação de Danilo Cabral, que segue como o pior colocado entre os candidatos melhor posicionados em pesquisas recentes.

"Raquel segue com uma pequena vantagem sobre Miguel e Anderson, praticamente empatados em 3º lugar. E Danilo, que esteve um pouco atrás desse bloco desde o início do ano, esboça um movimento de recuperação. Com o registro das candidaturas e o início oficial das campanhas se aproximando, as movimentações das próximas semanas poderão deixar o cenário mais claro, projetando quem desafiará Marília num provável segundo turno, já que nenhum dos candidatos(as) demonstrou chance de vitória em primeiro turno desde quando se iniciaram as medições", completa o documento.

Segundo turno

Segundo os dados do agregador, Marília Arraes é a principal cotada para chegar ao segundo turno do pleito em primeiro lugar.

A análise da plataforma aponta, ainda, forte acirramento pela segunda colocação na fase final do pleito, com a vaga sendo disputada por Raquel Lyra (25%), Miguel Coelho (24%) e Anderson Ferreira (21%).

 

Intenção de voto para presidente no Nordeste

A análise também mostra que o ex-presidente Lula (PT), candidato ao Palácio do Planalto este ano, "concentra mais da metade das intenções de voto no primeiro e no segundo turnos, atingindo, respectivamente, 60% e 63,1%" no Nordeste.

Conforme os dados estudados na plataforma, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem um desempenho muito mais modesto na região, pontuando aproximadamente 20,8% das intenções de voto no primeiro turno e 26,8% no segundo turno.

Senado em Pernambuco

A análise dos dados do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER indica "uma concorrência ampla, e ainda distante de indicar uma tendência clara" na corrida pela vaga no Senado.

Os números mostram que, desde a saída de Marília Arraes (Solidariedade) do quadro de apostas, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou. "Três candidatos despontam ligeiramente na competição, com percentuais bastante próximos: a petista Teresa Leitão (9,9%); André de Paula (9,6%), do PSD; e Gilson Machado Neto, do PL, com 7,9%", pontua o texto da análise. Eugênia Lima, candidata do PSOL, ficou com 0,64% da preferência do eleitorado.

Comentários

Últimas notícias