ELEIÇÕES 2022

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa pelo Governo de Pernambuco após pesquisa Ipec/Globo

A mais nova atualização do agregador de pesquisas JC/Oddspointer confirma o acirramento da disputa por um lugar num eventual segundo turno da corrida ao Governo de Pernambuco

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 16/08/2022 às 16:50 | Atualizado em 17/08/2022 às 11:08
JC IMAGEM E DIVULGAÇÃO
Candidatos ao governo do Estado, nestas eleições 2022 - FOTO: JC IMAGEM E DIVULGAÇÃO
Leitura:

A mais nova atualização do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, já com os números da pesquisa eleitoral Ipec desta semana, confirma o acirramento da disputa pelo segundo lugar num eventual segundo turno com Marília Arraes (SD). A deputada federal segue liderando de forma isolada a corrida pelo Governo de Pernambuco.

Na média do agregador de pesquisas eleitorais, Marília Arraes tem 31,8% de intenção de voto.

Em seguida, inicia-se a disputa para o que seria a segunda vaga para um segundo turno. Raquel Lyra (PSDB) aparece com leve vantagem, marcando 12,1%.

Próximos à ex-prefeita de Caruaru estão Anderson Ferreira (PL), com 10,5%, e Miguel Coelho (UB), que tem 9,5%. Eles são os respectivos ex-prefeitos de Jaboatão e Petrolina. O deputado federal Danilo Cabral (PSB), candidato governista, tem 6,5%.

O agregador de pesquisas também aponta um novo aumento na porcentagem de eleitores com intenção de votar em branco ou mesmo anular o voto. Esse grupo caiu de 16,3% para 9,7% entre o final de julho e o dia 8 de agosto. Agora, essa parcela cresce e chega a 12,8%.

Agregador de pesquisas JC para o Senado

A despeito de o agregador de pesquisas confirmar um cenário já desenhado na disputa pelo Governo de Pernambuco, a vaga para o Senado segue em aberto.

Há uma concorrência ampla, sem estabelecimento de tendência de crescimento ou favoritismo.

"Desde a saída de Marília dessa disputa, a incerteza quanto aos resultados do pleito aumentou: as intenções de votos brancos e nulos aproximam-se hoje de 22,3%. Três candidatos despontam ligeiramente na competição, com percentuais bastante próximos: André de Paula, do PSD (11,8%); a petista Teresa Leitão (11,6%); e Gilson Machado Neto, do PL (8%)", explica Vinícius Silva Alves, diretor de dados e métodos do Oddspointer.

Lula mantém ampla vantagem no Nordeste

Analisando-se o conjunto de pesquisas eleitorais do Nordeste, o agregador de pesquisas JC/Oddspointer confirma a ampla vantagem de Lula (PT) na região. Cá, o petista é o favorito tanto no primeiro quando no segundo turno da disputa pela Presidência da República.

No Nordeste, Lula tem 61,7% de intenção de voto no primeiro turno. Num eventual segundo turno, ele pouco cresce, chegando a 62,4% na atualização mais recente do agregador.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 19,9% da intenção de voto no 1º turno. Num eventual segundo turno contra o petista, ele teria 27,6%.

"Na região Nordeste, o potencial de crescimento para um terceiro competidor ao Palácio do Planalto também é modesto, com o principal candidato da terceira via (Ciro Gomes) atingindo apenas 7,9% das intenções de voto", avalia Vinícius Silva Alves.

O Nordeste, em tempo, tem 42.3 milhões de eleitores. Esse montante representa 27% do eleitorado brasileiro. Os dados foram atualizados em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral

Comentários

Últimas notícias