Eleições 2022

Alienação eleitoral em Pernambuco pode ser elevada, destaca Lavareda

Veja os resultados do agregador de pesquisas JC e a análise de Antonio Lavareda

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 17/08/2022 às 12:05 | Atualizado em 19/08/2022 às 9:57
AGÊNCIA BRASIL
ELEIÇÃO Percentual de quem pretende votar em branco ou nulo cresceu - FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

A mais nova atualização do agregador de pesquisas JC/Oddspointer aponta um aumento na porcentagem de eleitores com intenção de votar em branco ou mesmo anular o voto nas eleições de outubro em Pernambuco.

Durante o programa Corrida Eleitoral, da Rádio Jornal, o cientista político Atonio Lavareda lembrou, nesta quarta-feira (17), que um alto índice de alienação eleitoral já foi visto em 2018.

"Há ainda um grande nível de indecisão e também uma disposição à alienação, que foi elevada no último pleito, mais de 30% dos eleitores não votaram em nenhum candidato a governador", disse Lavareda.

O percentual de quem pretende votar em branco ou nulo havia caído de 16,3% para 9,7% entre o final de julho e o dia 8 de agosto. Agora, essa parcela cresce e chega a 12,8%.

Eleição em Pernambuco

O agregador de pesquisas JC/Oddspointer também confirmou o acirramento da disputa pelo segundo lugar num eventual segundo turno com Marília Arraes (SD) liderando de forma isolada a corrida pelo Governo de Pernambuco.

"O agregador aponta grande disputa pelo segundo lugar, com crescimento progressivo do candidato do PSB, Danilo Cabral, que vai sendo conhecido e se aproveita da estrutura do agregado de partidos da Frente Popular", disse Lavareda.

O cientista político também explicou que a probabilidade de Marília estar no segundo turno é alta. Mas reforça: é uma probabilidade, não uma certeza.

"É uma corrida com uma líder e quatro competidores embaralhados no encalço, mas com uma distancia ainda razoável. Probabilisticamente, uma candidata que tem mais 30% é grande favorita a receber o cartão de passagem ao segundo turno. Mas lembro que nos Estados Unidos, em 2016, os institutos e o principal agregador apontavam Hillary Clinton com 70% de probabilidade de vitória. E Donald Trumo venceu. Os 30% se apresentaram e prevaleceram".

 

Na média do agregador, Marília Arraes tem 31,8% de intenção de voto, seguida por Raquel Lyra (PSDB), com 12,1%. Anderson Ferreira (PL) marcou 10,5% e Miguel Coelho (UB) tem 9,5%. O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 6,5%.

Lula

Dentro do conjunto de pesquisas eleitorais do Nordeste, o agregador de pesquisas JC/Oddspointer aponta para ampla vantagem de Lula (PT) na região. O petista tem 61,7% de intenção de voto no primeiro turno. Num eventual segundo turno, ele pouco cresce, chegando a 62,4%.

"Hoje, no Nordeste, Lula tem cerca de 62%. Em 2018, Fernando Haddad teve 37,2% dos votos da região no primeiro turno e 51,7%, no segundo. Então, Lula está com dez pontos a mais que seu candidato apoiado em 2018. Parece que Lula abrirá margem na região bastante elevada", concluiu Lavareda.

No agregador, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 19,9% da intenção de voto no 1º turno. Num eventual segundo turno contra Lula, ele teria 27,6%.

O Nordeste, em tempo, tem 42.3 milhões de eleitores. Esse montante representa 27% do eleitorado brasileiro. Os dados foram atualizados em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

Últimas notícias