Instituto de pesquisa é intimado a fornecer dados de levantamento após pedido do partido de Bolsonaro. Entenda
Empresa teria descumprido o prazo previamente determinado pela Justiça Eleitoral para que tornasse públicas as informações das consultas aos eleitores
Um comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (17) pelo Partido Liberal (PL) em Pernambuco diz que a desembargadora auxiliar especial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco, Virgínia Gondim Dantas, determinou ontem que a Secretaria Judiciária realize nova intimação ao Instituto Opus para que conceda acesso ao sistema interno de controle e dados de pesquisas eleitorais da empresa.
Levantamento realizado pela empresa e publicado na última semana mostra a candidata a governadora Marília Arraes (SD) na liderança da corrida eleitoral em Pernambuco, com 34% das intenções de voto, seguida por Miguel Coelho (União Brasil) na segunda posição, com 13% das menções, Raquel Lyra (PSDB) com 12%, e Anderson Ferreira (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 11%.
- Anderson Ferreira acusa Danilo Cabral de tentar recriar programa do governo Bolsonaro
- Anderson Ferreira foi à Brasília para encontrar com Bolsonaro e afinar estratégias
- A viagem de Anderson Ferreira, a bronca de Miguel Coelho e João Arnaldo fala sobre Marília Arraes
- Anderson Ferreira inicia campanha com apresentação das diretrizes do seu Plano de Governo; confira todas as propostas
- Propostas, provocações e exaltação a Bolsonaro: confira como foi a abertura da campanha de Anderson Ferreira
Segundo a nota do PL, partido presidido em Pernambuco por Anderson Ferreira, a decisão da Justiça Eleitoral atende a um pedido protocolado pela agremiação "após o Instituto Opus ter descumprido o prazo previamente determinado pela Justiça Eleitoral para que a empresa tornasse públicas, conforme prevê a legislação, as informações das consultas aos eleitores".
O texto diz, ainda, que a Opus seria uma "microempresa individual com sede em Minas Gerais, de capital social declarado inferior a R$ 5 mil", que só teria feito, até agora, duas pesquisas de intenção de voto, na Paraíba e em Pernambuco.
Confira participação de Anderson Ferreira em sabatina na Rádio Jornal:
"O Partido Liberal ressalta que, assim como devem ser combatidas as notícias falsas (fake news), há pesquisas que precisam ser melhor avaliadas pelos órgãos de imprensa que as divulgam, tendo em vista que, a partir do momento em que os institutos deixam de atender a normas e determinações da Justiça Eleitoral, os dados passam a em nada contribuir para o debate e a isonomia das eleições", finaliza o comunicado.
Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER
Na última terça-feira (16), o agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER foi mais uma vez atualizado com os dados mais recentes dos levantamentos publicados nos últimos dias para o Governo de Pernambuco, Senado e presidente da República no Nordeste. Confira os números:
Governo de Pernambuco: