Durante o primeiro debate realizado com os candidatos ao Governo de Pernambuco, promovido pela Rádio Liberdade de Caruaru, na manhã desta sexta-feira (26), o candidato a governador Danilo Cabral (PSB) não perdeu a oportunidade de tecer críticas sobre a ausência da candidata adversária, a deputada federal Marília Arraes (SD).
Participaram do debate, além do socialista, os candidatos Anderson Ferreira (PL), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), João Arnaldo (PSOL) e Pastor Wellington (PTB).
No segundo bloco do programa, em que os candidatos eram sorteados para fazer perguntas entre si, Danilo Cabral tentou fazer uma provocação a respeito do não comparecimento da candidata a governadora pelo Solidariedade - sendo este o segundo programa com os candidatos a governador, em que ela não comparece.
"Acho que isso representa um ato de desrespeito com o povo de Pernambuco. Todos nós aqui nos dispusemos a fazer um diálogo, um debate na política e respeitando as ideias", iniciou Cabral, antes de direcionar seu questionamento à candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) sobre como ela avaliava a ausência da adversária.
"A ausência de Marília aqui nesse debate, no meu entendimento, mostra um despreparo de alguém que parece ter medo de debater ou não tem consistência para o debate, ou até mesmo um ato de soberba e arrogância, de achar que está acima dos outros", disparou Danilo Cabral.
Conforme o agregador do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer, Marília Arraes continua na liderança das intenções de votos, segundo as últimas pesquisas eleitorais, chegando a uma média de 33,6%. Raquel Lyra está em segundo lugar, com 11,64%, seguida de perto por Anderson Ferreira, que tem 10,63%. Miguel Coelho também segue próximo, com 8,71%. Enquanto isso, Danilo Cabral tem 5,53%.
Ao responder, Raquel Lyra optou por destacar as ações feitas em Caruaru no tocante ao enfrentamento da criminalidade no município. Apenas na tréplica, diante da insistência de Danilo Cabral em cobrar sua opinião sobre a desistência de Marília Arraes no debate, a ex-prefeita comentou brevemente a respeito.
"É importante estar aqui sim, candidato. Mas, não adianta estar aqui e fingir que não se é continuidade do governo mais rejeitado da história de Pernambuco", disparou a presidente estadual do PSDB.
"O pernambucano quer mudar, mas ele não quer mudar para qualquer lugar. Ele precisa construir um caminho novo para chegar a um destino novo e para isso, precisa de alguém que tenha sensibilidade e experiência", disse Raquel Lyra, em revés a provocação feita pelo candidato do PSB.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Já nas considerações finais, o candidato apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ex-presidente Lula (PT), Danilo Cabral, aproveitou parte do tempo a que tinha direito para mandar um recado direto a Marília Arraes.
"Gostaria de fazer um apelo, de forma muito respeitosa, a candidata Marília Arraes. Sei que todos nós as vezes temos dificuldade de agenda, mas gostaria de deixar aqui um convite para que o horário que você tiver na sua agenda, durante o decorrer de toda campanha, possa debater com a gente", declarou Cabral.
"Escolha o dia e a hora que você for e eu estarei junto", completou. A equipe da candidata a governadora Marília Arraes, informou ao JC, que a parlamentar já tinha um compromisso pré-agendado no horário em que foi realizado o debate.
Conforme agenda divulgada no dia anterior, de 9h30 às 10h, nesta sexta-feira, Marília Arraes realizou uma visita ao Centro de Reabilitação e Valorização da Criança, no Morro da Conceição, no Recife.
Comentários