O prazo para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, para as eleições de 2022, termina na próxima segunda-feira (15). De acordo com a última atualização feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (12), haviam sido solicitados mais de 20 mil pedidos de registro de candidatos e candidatos aos cargos de presidente da República, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e os respectivos suplentes, assim como as candidaturas de deputados federais, estaduais e distritais.
Após a conclusão desse prazo, conforme determina o calendário eleitoral, o TSE tem até o dia 12 de setembro - 20 dias antes da data do primeiro turno - para processar, analisar e julgar os pedidos de registro de candidatura.
Para a Câmara dos Deputados, até o momento, há 7.798 candidaturas inscritas; nas eleições de 2018, esse número chegou a 8.588 candidatos disputando uma vaga de deputado federal. Os pedidos de candidaturas para deputado estadual, dentro das estatísticas já analisadas pelo TSE, chegam a 11.514.
Já dentro do quadro de cargos majoritários foram registrados 126 candidatos e candidatas para governador; 137 candidaturas para o Senado Federal; 138 postulações para 1º suplente e 137 para 2º suplente; e 10 candidaturas para a presidência da República.
Os dados parciais do TSE também mostram o quantitativo de registros inscritos por partido para estas eleições de 2022. O União Brasil - resultado da fusão entre o DEM e o PSL - aparece em primeiro lugar, com um total de 1.254 registros solicitados.
Em segundo lugar, vem o partido Republicanos, com 1.230 candidaturas; seguido do partido do presidente da República Jair Bolsonaro candidato à reeleição, o PL, com 1.167 candidaturas; Em terceiro lugar está o PSB, legenda que conta com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato a vice na chapa do ex-presidente Lula (PT), com 1.114 candidaturas.
Inclusive, o Partido dos Trabalhadores está em décimo lugar, com 887 candidatos e candidatas disputando um dos cargos públicos para este pleito. Entre os partidos que menos têm postulantes inscritos, está o PCB (38); UP (46); e PSTU (137).
Em Pernambuco, segundo as informações disponíveis pelo site Divulgacand, até esta sexta-feira (12), já foram solicitados os registros de oito candidaturas para governador, assim como seus respectivos candidatos a vice;
Constam no sistema os nomes de Anderson Ferreira (PL) e Izabel Urquiza (PL); Claudia Ribeiro (PSTU) e Professor Mariano (PSTU); Danilo Cabral (PSB) e Teresa Leitão (PT) , Jadilson Bombeiro (PMB) e Fernanda Souto Maior (PMB), Marília Arraes (SD) e Sebastião Oliveira (Avante), Miguel Coelho (UB) e Alessandra Vieira (UB); Raquel Lyra (PSDB) e Priscila Krause (Cidadania); Pastor Welligton Carneiro (PTB) e Carol Tosaka (PTB);
Também já constam as sete candidaturas para o Senado Federal; sete para 1º suplente e sete para o 2º suplente de senador. Além disso, foram inscritos 465 candidatos e candidatas para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, enquanto que para a Câmara dos Deputados, há 360 aguardando o deferimento de suas candidaturas.
*Os números devem sofrer alterações até esta segunda-feira (15), fim do prazo para o pedido de registro de candidaturas