Na nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (18), quando o cenário conta apenas com os votos válidos, ou seja, sem considerar nulos, brancos e indecisos, o levantamento mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança com 51%.
Dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, o petista possui grande possibilidade de vitória no primeiro turno. Isso porque, ao considerar só os votos válidos, o candidato que obtive maior número de votos será o vencedor, independente do turno.
Nesse cenário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem em seguida com 35% dos votos válidos, enquanto o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), está com 8%.
Entre os entrevistados, 2% afirmaram votar na senadora do MDB, Simone Tebet. Os candidatos Pablo Marçal (PROS) - que ainda não havia retirado sua candidatura quando a pesquisa foi registrada no Tribunal Federal Eleitoral, no dia 12 de agosto - e Vera Lúcia (PSTU), chegaram a 1% das intenções de votos cada.
Já os candidatos Roberto Jefferson (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Menzano (PCB), Soraya Thronicke (UB), Eymael (DC) e Léo Péricles (UP), não atingiram pontuação suficiente.
Foram ouvidas 5.744 pessoas em 281 municípios, entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09404/2022.
Votos válidos
- Lula (PT): 51%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU): 1%
- Pablo Marçal (PROS): 1%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Felipe d'Avila (NOVO): 0%
- Sofia Manzano (PCB): 0%
- Léo Péricles (UP): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Eymael (DEMOCRACIA CRISTÃ): 0%