Na sabatina promovida nesta terça-feira (30) pela TV Jornal Caruaru, Miguel Coelho (UB) reforçou suas propostas voltadas à economia do estado. A emissora localizada no Agreste, nesta semana, entrevista os candidatos ao Governo de Pernambuco.
O ex-prefeito de Petrolina afirmou que pretende duplicar a a BR-232 como forma de valorizar o Polo de Confecções do Agreste. O candidato pretende fazer o mesmo com a BR-423, a PE-90. "Para que o Polo possa ser conhecido, temos que dar condições", disse Miguel Coelho.
Ainda mirando o eleitor motorizado, prometeu isenção de IPVA para motos com até 160 cilindradas e para carros com mais de 10 anos. Ele ainda defendeu a isenção de de ICMS para empresas que faturam até 100 mil por ano.
"Quando mais se cobra imposto, mais se atrapalha as empresas e a geração de de empregos. É absurdo faltar agua no Agreste. Vamos conceder a Compesa e acabar com racionamento e falta d'água", afirmou Miguel Coelho.
Nesse sentido, o candidato afirmou que pretende terminar as adutoras do Agreste e de Serro Azul, além de construir novas barragens. "Resolvendo falta d'água, gera-se 300 mil novos empregos no Polo de confecções".
O candidato também afirmou que, nos quatro anos de governo, diminuirá pela metade o problema do esgoto e vai garantir investimento em infraestrutura para melhorar os índices de Saúde de Pernambuco.
Para esse compromisso, ele cita reforma e ampliação do Hospital do Agreste, a conclusão e a reforma dos hospitais do Recife, além da construção de cinco novos hospitais e oito novas maternidades.
Miguel também afirmou que diminuirá a burocracia estatal pela metade, mas não explicou o como medir esse indicativo. Ele defende que, retirando-se requisitos 'desnecessários', Pernambuco voltará a gerar emprego e retomará o posto de 'locomotiva do Nordeste..
Miguel Coelho afirmou que, caso eleito, a redução na conta de energia já ocorrerá em 2023, seu primeiro ano de mandato. "A gestão do PSB é o atraso, só cobra e não faz nada, não podemos nos dar ao luxo de mais quatro anos, precisamos de um governador com coragem", comentou o candidato sobre a iniciativa.
O ex-prefeito de Petrolina disse que acabaria com a 'arenga' da esquerda e da direita e garantiu disposição para conversar com o presidente eleito ou reeleito na disputa pelo Palácio do Planalto.
O Jornal do Commercio já fez levantamento mostrando como está a violência letal nas cidades dos três ex-prefeitos que concorrem ao Governo de Pernambuco (relembre). "Defendo a guarda armada, capacitada e integrada às polícias", destacou Miguel.
O ex-prefeito disse que, em Petrolina, armou a guarda, botou câmeras. "Para os PMS e Bombeiros, vamos acabar com a faixa salarial. Vamos investir pesado na inteligência", disse, classificando os indicadores de segurança como "fruto da incapacidade, incompetência e iniciativa do PSB".
Para a área de educação, Miguel afirmou que pretende abrir 44 mil novas vagas de creche como forma de garantir atenção às crianças, mas também permitir que os pais e mães trabalhem.
Ele também defende integrar o ensino técnico ao ensino médio como forma de combater o desemprego, interiorizar o ensino superior.
Sobre a área de esportes, ele propôs a criação de um programa chamado Esporte para Todos, responsável por construir 12 centros regionais de esportes para que os jovens desenvolvam dos seus talentos perto da família.