Raquel Lyra propõe a criação dos programas Bolsa-estágio e Poupança Escola para fortalecer a educação do Estado

A candidata a governadora apresentou as propostas em entrevista pela manhã, mas não especificou os valores que seriam destinados aos estudantes
Renata Monteiro
Publicado em 30/08/2022 às 17:25
Raquel Lyra é candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB Foto: GUGA MATOS/JC IMAGEM


Em entrevista à Rádio Rural de Petrolina nesta terça-feira (30), a candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou mais duas propostas de campanha, os programas Bolsa-estágio e Poupança Escola, para fortalecer a rede estadual de ensino.

"A gente vai implantar o Bolsa-estágio, em parceria com a iniciativa privada, para os estudantes da educação profissional e tecnológica. A nossa rede de educação técnica será fortalecida com iniciativas como essas. Por fim, o Poupança Escola vai oferecer um benefício financeiro aos concluintes do ensino médio, como estímulo para que eles possam concluir o seu estudo", pontuou a tucana, sem detalhar, contudo, os valores destes benefícios.

Confira, abaixo, participação de Raquel Lyra em sabatina da TV Jornal:

A reportagem entrou em contato com a equipe da candidata em busca de mais detalhes sobre as iniciativas e aguarda resposta para atualização do texto.

Além do que a ex-prefeita de Caruaru falou na entrevista, em seu plano de governo há apenas a informação de que o Poupança Escola visa incentivar "a conclusão do Ensino Médio na rede estadual, combatendo a evasão, incentivando a aprendizagem, a conclusão das etapas de ensino e a assistência social".

Sobre o Bolsa-Estágio, o texto diz que ele pretende ampliar "as oportunidades de inclusão e inserção profissional dos estudantes durante e após a conclusão dos cursos".

Ainda sobre educação, Raquel defendeu que a área seja encarada como prioridade para transformar a vida dos pernambucanos. "Vamos apoiar a formação dos professores, acompanhando a aprendizagem dos alunos e garantindo que essa criança do ensino fundamental 2 possa se manter na escola. A gente vai buscar uma educação de qualidade de maneira sistemática, cuidando da criança desde pequena e garantindo um ensino médio profissionalizante para poder dar estímulo para esses jovens poderem estar na escola", frisou a candidata.

Saúde

Em sabatina promovida pelo Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco (Sindhospe), Raquel Lyra recebeu um documento com reivindicações da categoria e defendeu o fortalecimento da atenção primária, a parceria permanente com os municípios na saúde básica e a melhoria do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Sassepe).

"A saúde pública é um dos principais problemas de Pernambuco. São inúmeros os relatos tristes e desumanos daqueles que precisam de cirurgias, exames e medicamentos, e essa é uma demanda de todas as regiões do estado. Esse governo não consegue entregar resolutividade aos que mais precisam. O Sassepe, que está desestruturado com débito de R$ 100 milhões, é um exemplo disso. O povo tem sofrido muito", disparou a ex-prefeita.

A candidata também apresentou algumas das suas propostas para a área, como a construção de cinco grandes maternidades no Estado; a conclusão das obras inacabadas, como o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; a retomada do projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; a construção de Centros Especializados de Reabilitação para pessoas com deficiência no interior e a descentralização do acesso à saúde, por meio das Carretas da Saúde de Pernambuco.

TAGS
raquel lyra eleições 2022
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory