A ausência da candidata a governadora de Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), no debate promovido pela TV Jornal, nesta quinta-feira (29), virou alvo de críticas entre os candidatos presentes no programa.
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) questionou o advogado João Arnaldo (PSOL), sobre sua opinião a respeito da ausência da adversária, que não participou de nenhum debate neste primeiro turno, colocando em dúvida se a falta seria por "medo ou despreparo intelectual".
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: Miguel Coelho investe em discurso sobre transporte público, visando RMR
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: Com família dona de empresa de ônibus, Raquel Lyra diz que não haverá conflito de interesse se for governadora
- DEBATE GOVERNADOR DE PERNAMBUCO NA TV JORNAL: Miguel Coelho é questionado pela herança política, passado com o PSB e indicadores de Petrolina
- Apresentadora Anne Barreto passa mal e jornalista Igor Maciel assume Debate da TV Jornal
Para o parlamentar socialista, Marília Arraes também teria fama de faltar a debates e votações importantes no Congresso Nacional. Ele citou a ausência dela em votações sobre a flexibilização do porte de armas, a renegociação do Fies, e a votação conhecida como "fura-fila" com relação a compra das vacinas contra a covid-19.
Em sua resposta, João Arnaldo além de criticar a parlamentar pelo não comparecimento, também pontuou que a chapa do qual ela pertence, com o candidato a vice, Sebastião Oliveira (Avante) e o candidato ao Senado, André de Paula (PSD), eram aliados do governador Paulo Câmara (PSB) até pouco tempo. "Agora, eles se dividem por causa do desgaste de Paulo Câmara", disparou o candidato do PSOL.
Na oportunidade, João Arnaldo também rememorou a aliança que o PSOL e o PT fizeram, nas eleições de 2020, quando concorreu como vice-prefeito na chapa liderada por Marília Arraes, que disputou contra o então candidato do PSB, João Campos, pela Prefeitura do Recife.
"Naquele momento, o povo do Recife se empolgou com a possibilidade de mudança pela esquerda, sem essas oligarquias todas que já fazem parte da política da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado. Lamentavelmente Marília hoje está ao lado ex-aliados de Bolsonaro que até agora estavam votando junto com as piores projetos contra a classe trabalhadora", destacou o candidato psolista.
CRÍTICA
No começo do debate da TV Jornal, a candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), também lamentou mais uma vez a postura da candidata Marília Arraes, que não participou de nenhum debate neste primeiro turno. Raquel disse que este último debate dará uma nova oportunidade para que ela volte a se apresentar. “Tenho dedicado os melhores anos da minha vida à causa pública”, declarou.
O debate da TV Jornal é o último com os candidatos ao Governo de Pernambuco antes do primeiro turno das eleições deste ano.
Os candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), João Arnaldo (PSOL), Miguel Coelho (União Brasil), Marília Arraes (Solidariedade), Pastor Wellington (PTB) e Raquel Lyra (PSDB) foram convidados, mas Anderson e Marília não compareceram.
Para a escolha dos convidados, a emissora seguiu determinação da Lei Eleitoral, que exige que recebam convites para debates os postulantes de todos as legendas com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares.
Além da TV Jornal e TV Jornal Interior, o programa está sendo retransmitido nas plataformas digitais do SJCC. O SBT News e o UOL também estão exibindo o debate.