ELEIÇÕES 2022

Marília Arraes e André de Paula encerram campanha do primeiro turno com caminhada e comício no centro do Recife 

Marília Arraes (SD) e André de Paula (PSD) reuniram sua militância em ato realizado no centro do Recife, nessa quinta-feira (29), encerrando a campanha eleitoral do primeiro turno

Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 30/09/2022 às 15:42 | Atualizado em 30/09/2022 às 15:44
No carro, Marília Arraes (SD) lidera caminhada pelo centro do Recife ao lado de André de Paula (PSD) e Sebastião Oliveira (Avante) - Tiago Calazans/Divulgação

Marília Arraes (SD) e André de Paula (PSD) reuniram sua militância em ato realizado no centro do Recife, nessa quinta-feira (29), encerrando a campanha eleitoral do primeiro turno. Ontem foi o último dia no qual é permitida a realização de comícios eleitorais, de acordo com o calendário eleitoral (24,5 MB).

A candidata ao Governo de Pernambuco, líder em intenção de voto, liderou uma caminhada que partiu do Parque Treze de Maio até o Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio. Ela esteve ao lado de André de Paula, que vem encontrando dificuldades para crescer na corrida pelo Senado, durante todo o evento.

Ao Jornal do Commercio, Marília Arraes avaliou a campanha até o momento. Diante da indefinição do seu adversário ou adversária num eventual segundo turno, a candidata afirmou que seguirá defendendo suas bandeiras.

Candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD) discursa em comício realizado no Pátio do Carmo - Tiago Calazans/Divulgação

"Agente quer que seja respeitada a vontade livre dos pernambucanos. A gente vai continuar defendendo as nossas propostas, defendendo o nosso campo político que é a defesa da democracia, a defesa do presidente Lula e vamos ver o que que o povo de Pernambuco vai escolher", comentou.

Além de Sebastião Oliveira (Avante), vice na chapa de Marília, candidatos a deputado federal e estadual estiveram no ato. Eles levaram militância de diversas cidades do interior de Pernambuco, reforçando o público na caminhada e no comício.

Pátio do Carmo, palco de mobilizações políticas históricas, o comício foi marcado por discursos da majoritária da coligação Pernambuco na Veia. Sebastião Oliveira foi mais curto na sua fala: "Estou pronto para ajudar Marília a reconstruir Pernambuco. Marília está preparada para mudar Pernambuco".

André de Paula, ressaltou a importância do momento político: "Estamos hoje, do ponto de vista legal, concluindo uma das campanhas mais bonitas que eu já vi. Uma campanha que tomou as ruas e as cidades de pernambucanas e encheu de esperança a nossa gente. Estamos no Pátio do Carmo, sob as bênçãos da padroeira do Recife. Pernambuco vai mudar".

De acordo com o Agregador de Pesquisas JC, Marília Arraes tem 33,9% de intenção de voto. Enquanto isso, seu candidato ao Senado luta para crescer na última semana antes da eleição. André de Paula tem 10,4%, precisando superar uma desvantagem de 15 pontos percentuais com relação a Teresa Leitão (PT).

"Há quatro anos essa mulher que está ao meu lado acreditou que isso aqui seria possível. Não deixaram que ela fosse candidata, mas ela continuou andando por Pernambuco e ouvindo as pessoas, trabalhando e buscando o melhor para nosso Estado. Em 2020, na disputa à Prefeitura do Recife, ela foi atacada das formas mais baixas e cruéis", completou André de Paula.

O deputado federal também defendeu as alianças feitas pela companheira de chapa, por vezes criticada pala associação à figuras ligadas à direita: "Marília, mais uma vez, seguiu os passos de Miguel Arraes. Uniu as pessoas e, na sequência, uniu muita gente da política. Marília fez aqui o que Lula fez no plano nacional. Uniu os divergentes para combater os antagônicos".

Ele também afirmou que terá mandato no Senado dedicado a garantir recursos à aliada, caso eleito. "Vocês não podem imaginar o orgulho que sinto por andar ao lado dessa mulher, dessa líder. Marília não será apenas a primeira governadora, será a melhor governadora da história do Brasil, e eu serei seu senador, o senador de todo o povo pernambucano", disse.

Marília Arraes discursou após André. "Há mais de cinco anos que ando por este Estado de um lado para o outro, conversando com as pessoas e trabalhando para garantir a melhoria a da vida de nossa gente”, afirmou a candidata ao Governo.

Ela ainda afirmou que, nesta eleição o PSB está fantasiado de vermelho, em referência à aliança com o PT e Lula. Marília, que deixou a legenda em 2016, acusa seu antigo partido de carregar dentro de si "a raiva e a perseguição".

Quando vi que nós teríamos finalmente a oportunidade de disputar o Governo de Pernambuco, tive a certeza. Era um chamado do povo. E pouco depois que aceitei esse imenso desafio, fui mais uma vez abençoada com a descoberta de que Maria Magdalena estava no meu ventre. Naquele momento eu entendi. Eu não era mais a mãe só das minhas três meninas. Eu estava sendo chamada para ser também mãe de muitos pernambucanos. Dos filhos de muitos de vocês que estão aqui hoje. Dos que moram em Afrânio, em Petrolina, em Palmares. Eu entendi que tinha como missão fazer com que essas crianças possam crescer em um Estado mais justo e com mais oportunidades”, afirmou Marília.

“Queremos, e vamos, pensar um Pernambuco para os próximos 20, 30 anos. Diferente deles, que só pensam na próxima eleição. Para mudar Pernambuco não podemos dizer que tanto faz eleger qualquer presidente. Pernambuco não é uma ilha e não pode estar isolado do resto do País. A governadora de Pernambuco não pode ficar em cima do muro. Meu lado é o de Lula, o de Arraes, do povo. E é com Lula que vamos fazer nosso Estado crescer de novo, de baixo para cima, com todo mundo ganhando. Esse tempo ruim que estamos vivendo está acabando. Domingo vamos dar um basta nesse ciclo que vive o nosso Estado. Nossa campanha foi limpa, foi de paz. A gente não agrediu ninguém. Faltam poucos dias para a gente depositar na urna a nossa esperança. Um dia eu escutei que era muito gostoso a gente votar em quem a gente quer votar. As pessoas estão com vontade e esperança de votar para mudar Pernambuco”, completou Marília.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS