ELEIÇÕES 2022

Anderson Ferreira diz que espera Bolsonaro para declarar apoio em Pernambuco; aproximação PL-PSDB e antiga aliança o coloca próximo a Raquel Lyra

Derrotado no primeiro turno da eleição para o Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) se posicionou pela primeira vez sobre o segundo turno da disputa no estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 04/10/2022 às 19:06 | Atualizado em 05/10/2022 às 17:39
Notícia
X

Derrotado no primeiro turno da eleição para o Governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL) se posicionou pela primeira vez sobre o segundo turno da disputa no estado. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes afirmou que aguarda posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o assunto. Mais cedo, uma ala do PSDB, mesmo partido de Raquel Lyra, saiu em defesa do candidato à reeleição.

"Meu compromisso sempre foi com Bolsonaro (PL). Fui convocado por ele para disputar o Governo de Pernambuco e, por isso, não tomarei nenhuma posição sem ouvi-lo", disse Anderson Ferreira. Nos bastidores, aliados afirmam que há tendência de – mas não cravam – apoio a Raquel Lyra, principalmente após os entendimentos entre o presidente e os tucanos no eixo Sul-Sudeste. 

Vai depender, porém, de como a chapa PSDB-Cidadania, montada por Raquel Lyra e Priscila Krause em Pernambuco, vai se comportar sobre a disputa nacional. A ex-prefeita de Caruaru concorre no segundo turno contra Marília Arraes (SD), que foi do PT, se considera de esquerda e é apoiadora incondicional do ex-presidente Lula (PT).

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BLOCO Raquel é do PSDB, contra Bolsonaro, que estará no PL de Anderson - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Anderson Ferreira, em tempo, afirma que esperou dois dias para se pronunciar em respeito ao luto de Raquel Lyra. A ex-prefeita de Caruaru perdeu o marido, Fernando Lucena, no dois de outubro, dia do primeiro turno da eleição.

Ele e Lyra, em tempo, já formaram uma aliança que previa sua candidatura ao Senado na chapa da tucana, mas o desembarque de Bolsonaro no PL inviabilizou o entendimento, diante da necessidade de um palanque para o incumbente. O ex-prefeito de Jaboatão garantiu que seu comitê segue mobilizado para reeleição do presidente.

“Temos muito trabalho pela frente e, nesse final de semana, já vamos mobilizar motociatas, carreatas e caminhadas em toda Região Metropolitana do Recife, onde fomos o mais votado, mas também iremos a todo o interior. E eu serei mais um militante em campo pela reeleição do presidente Bolsonaro", disse.

Anderson Ferreira ressaltou ainda que já está conversando com o segmento evangélico e pastores sobre a importância do engajamento do setor para dar a vitória ao presidente da República. Isso representa o início da força-tarefa convocada, ontem, por Bolsonaro, para ganhar as eleições no Nordeste.

Marília Arraes já descartou apoio de Anderson Ferreira

Candidata que chega à frente para a disputa do segundo turno ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) descartou a possibilidade de aceitar um possível apoio do ex-prefeito de Jaboatão dos Gurararapes, Anderson Ferreira (PL), que já foi seu aliado na disputa pela Prefeitura do Recife, em 2020.

Tags

Autor