ELEIÇÕES 2022

Após garantir apoio a Marília Arraes, Lula visita o Recife nesta sexta-feira; saiba mais

Após garantir apoio a Marília Arraes (SD), Lula (PT) tem visita ao Recife planejada para esta sexta-feira, 14 de outubro

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 10/10/2022 às 15:47 | Atualizado em 10/10/2022 às 19:22
 GABRIEL PAIVA
Marília Arraes tenta apoio expresso de Lula - FOTO: GABRIEL PAIVA
Leitura:

Após garantir apoio a Marília Arraes (SD), como o Jornal do Commercio adiantou, Lula (PT) tem visita ao Recife planejada para esta sexta-feira, 14 de outubro. O deputado federal Carlos Veras (PT) confirmou a realização de uma caminhada pela área central da capital pernambucana.

Para o segundo turno, a campanha de Lula abandonou a lógica dos comícios e dá preferência às caminhadas com o ex-presidente. Num carro de som, o candidato, líder nas pesquisas de intenção de voto, tem dado curtos discursos diante da militância.

O palanque deve reunir todas as lideranças locais que apoiam Lula em Pernambuco. Dessa forma, Marília, candidata ao Governo apoiada pelo ex-presidente, deve ser acompanhada por ex-adversários, como Danilo Cabral, que foi candidato do PSB.

Marcus Mendes/divulgação
Lula em sua última visita a Pernambuco - Marcus Mendes/divulgação

A aproximação entre Lula e Arraes fez com que partidos que apoiam a candidatura do petista à Presidência se aglutinassem em torno da deputada federal. Ela disputa o segundo turno da eleição para o Governo de Pernambuco contra Raquel Lyra (PSDB), que deve seguir com discurso de neutralidade nacional, mas reuniu apoiadores de Bolsonaro (PL) no seu palanque.

Marília Arraes recebeu apoios entusiasmados do PT, PDT, Republicanos e PCdoB, mas um acanhado apoio do PSB. A candidata possui rivalidade com o seu antigo partido e precisará administrar a relação protocolar da legenda, que seguiu a definição da chapa Lula-Alckmin, que representa a aliança PT-PSB.

Cá, logo após o primeiro turno, Marília Arraes declarou se sentir vencedora pelo fato de o PSB ser derrotado nas urnas, encerrando-se a hegemonia de 16 anos da legenda no Governo de Pernambuco. Ela disputou com Danilo Cabral a associação a Lula no estado.

A luta, agora, é não ser 'contaminada' pela rejeição do governador Paulo Câmara, enquanto quadros do partido saem em defesa de Raquel Lyra, levando consigo parte da estrutura da máquina pública. Enquanto isso, a tucana segue com apoio oficial de Miguel Coelho (UB) e deve contar com apoio, direto ou indireto, de Anderson Ferreira.

No primeiro turno, Lula obteve 65,27% dos votos em Pernambuco, confirmando ser um dos maiores ativos eleitorais do estado. Marília Arraes terminou a apuração das urnas com 23,97% dos votos, o que traduz-se numa vantagem de pouco mais de três pontos percentuais sobre Raquel Lyra.

Comentários

Últimas notícias