O Agregador de Pesquisas JC mostra, a quatro dias do segundo turno da eleição para o Governo de Pernambuco, como está a corrida pelo Palácio Campo das Princesas. No dia 30 de outubro, os pernambucanos escolherão entre Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD).
Após o fim do primeiro turno na segunda colocação, Raquel Lyra ultrapassou Marília Arraes nas pesquisas eleitorais. A distância entre a ex-prefeita de Caruaru e a adversária vem diminuindo, como mostra o agregador de pesquisas produzido pela Oddspointer, mas num ritmo lento.
Desde o dia dois de outubro, Raquel Lyra conseguiu angariar apoios de setores da direita e do ultraconservadorismo, num movimento cuidadoso para não atrair para si a rejeição do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. Ao mesmo tempo, a ex-prefeita conseguiu apoio de nomes da esquerda, como Túlio Gadelha (Rede).
Dessa forma, a candidata tucana se mantém estável nas pesquisas eleitorais, ficando neste momento com uma média de 51,99% de intenção de voto. Enquanto isso, Marília Arraes conseguiu o apoio do PT e do ex-presidente Lula, um dos principais cabos eleitorais do estado.
Apesar disso, a deputada federal encontra dificuldades para crescer. Ela começou a corrida eleitoral no segundo turno com uma média de 39% de intenção de voto e chega neste 26 de outubro com 41,84%. A distância entre ela e a tucana é de 10,15 pontos percentuais.
O que disse o Agregador de Pesquisas JC na véspera da eleição
Antes do primeiro turno, a atualização do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer mostrou o panorama da corrida pelo Governo de Pernambuco na véspera da eleição. Na ocasião, Marília Arraes aparecia com média de intenção de voto de 33,7%, enquanto Raquel Lyra tinha 14,1%, empatada com Miguel Coelho (UB).
Após a contagem das urnas, Marília terminou em primeiro lugar, com 23,97% dos votos válidos, enquanto Raquel ficou em segundo, com 20,58%. Em seguida, ficaram; Anderson Ferreira (PL), com 18,15%; Danilo Cabral (PSB), com 18,06%; e Miguel Coelho (UB), com 18,04%.
Comentários