As Eleições de 2022 começam neste domingo (2) no Brasil. No entanto, alguns brasileiros que residem fora do país já conseguiram votar nos candidatos à presidência já nesse sábado (1).
Segundo a Justiça Eleitoral, há 697 mil eleitores brasileiros aptos a votação em cerca de 103 países. Este ano, foram montados 160 locais de votação no exterior.
ELEIÇÕES 2022: Veja o que pode e o que não pode durante a votação, segundo o TSE
A votação acontece de 8h às 17h do domingo, seguindo o fuso horário local. Os cidadãos podem registrar apenas o voto para presidente.
VEJA ONDE AS ELEIÇÕES JÁ FORAM ENCERRADAS
Eleitores que moram em Nova Zelândia, iniciaram a votação no sábado às 16h de Brasília. Assim, a eleição no país se encerrou às 1h deste domingo (1), segundo o fuso-horário de Brasília.
No Japão o pleito também já se encerrou. As votações foram das 20h do sábado às 5h do domingo no horário oficial brasileiro.
Eleições 2022 no exterior
Nos votos registrados por eleitores brasileiros no exterior, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PL) ganhou as eleições nos seguintes países:
- Japão
- Israel
- Timor Leste
- Moçambique
Os países em que a maioria dos votos registrados foram para o candidato à presidência Lula (PT) são:
- Dinamarca
- Luxemburgo
- Esvoláquia
- Croácia
- Rússia
- Arábia Saudita
- Noruega
- Suécia
- Egito
- China
- Austrália
- Coréia do Sul
- Nova Zelândia
- Singapura
- Tailândia
- Estônia
- Ramala (Territórios Palestinos)
- Hungria
- Finlândia
- Polônia
- República Checa
- Quênia
RESULTADO ELEIÇÕES 2022
Os resultados são recolhidos e enviados para a sala de totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo.
O mesmo acontecerá com todas as urnas instaladas em países com fuso horário mais avançado que o brasileiro.
Os eleitores podem conferir a apuração do resultado das eleições em tempo real pelo site de Resultados do TSE ou pelo aplicativo Resultados do TSE.