A eleição para o Governo de Pernambuco vai para o segundo turno, como previam as pesquisas eleitorais desde o início dos levantamentos.
Com 98,75% das urnas apuradas, Marília Arraes, do Solidariedade, tem 23,87%. O segundo lugar, que até a abertura da contagem das urnas era um mistério, já que as pesquisas apontavam quatro candidatos quase sempre empatados nas intenções de votos, ficou com Raquel Lyra (PSDB), 20,74%.
Quando é o segundo turno das eleições
Agora que Marília Arraes e Raquel Lyra passaram para o segundo turno das eleições, eles voltam a fazer campanha de rua e também propaganda de rádio e TV. A votação do segundo turno está marcada para o domingo 30 de outubro.
Veja como fica o calendário do segundo turno:
03/10 – Já nesta segunda-feira, os candidatos habilitados para o segundo turno, podem retomar os atos de campanha e a propaganda eleitoral paga. Elas estão autorizadas até 28 de outubro, no caso da divulgação de anúncios na imprensa, e 29 de outubro para as outras práticas.
07/10 – Recomeça o horário eleitoral gratuito na rádio e TV. A veiculação dos programas vai até 28 de outubro.
27/10 – Último dia para realização dos comícios do segundo turno.
28/10 – Final da propaganda eleitoral do segundo turno, incluindo o guia eleitoral e as inserções gratuitas no rádio e TV.
30/10 – Segundo turno das eleições. A votação acontece das 8h às 17; a divulgação dos resultados começa neste mesmo dia às 17h.
O que faz um governador
O governador administra um estado, com mandato de quatro anos. Faz o controle das finanças e determina o direcionamento dos investimentos dos recursos, principalmente em segurança pública, educação e saúde.
Exigências para se tornar governador
Uma pessoa só pode ser governador se tiver no mínimo 30 anos de idade; estiver filiado a algum partido político há, pelo menos, seis meses antes da eleição; tiver nacionalidade brasileira; estiver em pleno exercício dos seus direitos políticos; residir no estado em que está concorrendo ao cargo há, pelo menos, um ano antes da eleição.