Governador de São Paulo derrotado no primeiro turno, Rodrigo Garcia (PSDB) declarou apoio incondicional a Tarcísio de Freitas (Republicanos) no segundo turno para o executivo estadual. O incumbente também anunciou apoio a Jair Bolsonaro (PL) contra Lula (PT).
"Eu, como candidato a governador do partido, e pessoalmente, como governador de São Paulo, declaro meu apoio incondicional ao presidente Bolsonaro e ao Tarcísio", disse o governador terça-feira (4), ao lado de Bolsonaro do ex-ministro da Infraestrutura. Eles se encontraram no aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
Rodrigo afirmou que o PSDB nacional decidiu pela neutralidade no segundo turno e liberou seus filiados a apoiar Bolsonaro ou Lula para a Presidência da República. Isso pode influenciar o panorama eleitoral em Pernambuco, onde a lulista Marília Arraes (SD) disputa o Governo contra a tucana Raquel Lyra.
O partido, comandado pelo pernambucano Bruno Araújo, já se manifestou. “A Executiva Nacional do PSDB se reúne nesta terça feira para se posicionar pela liberação de seus diretórios estaduais no segundo turno da eleição presidencial”, diz nota.
Isso acontece num momento em que as campanhas de Lula e de Fernando Haddad (PT), candidato ao Governo de São Paulo, buscavam apoio tucano para impulsionar suas candidaturas no estado. Tarcísio de Freitas, no primeiro turno, teve 42,32% dos votos, contra 35,70% do ex-prefeito da capital.