Em debate promovido pela Rádio Jornal na manhã desta quinta-feira (20), a candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, apresentou algumas das suas principais propostas para o combate ao desemprego e à desigualdade no Estado. Segundo a tucana, seu plano de governo tem ideias de ações assistenciais e de qualificação profissional para possibilitar geração de renda entre quem mais precisa.
"Precisamos atacar as desigualdades em diversas frentes, colocando comida na mesa das pessoas, com o programa Mães de Pernambuco, que vai dar bolsas de R$ 300 para mulheres com filhos de até 6 anos, com os Restaurantes Bom Prato, onde vamos oferecer alimentação nutritiva a R$ 2, além de criar o maior programa de qualificação profissional do Estado, com acesso a crédito a quem quer empreender, reduzir a carga tributária e investir em infraestrutura", pontuou Raquel.
Ao comentar a fala da adversária, Marília Arraes (Solidariedade) declarou que Raquel é a "candidata dos patrões, dos ricos" e voltou a declarar que ela entregou merenda com tapuru às crianças de Caruaru quando foi prefeita da cidade. Segundo Marília, na pandemia, a então gestora municipal atrasou a entrega de kits de merenda aos alunos de Caruaru em três meses e disse que o que foi entregue tinha baixo valor nutricional.
Turismo
Ao falar sobre as suas propostas para o turismo do Estado, Raquel sugeriu a integração do setor com o de desenvolvimento econômico, pois, de acordo com ela, "ninguém sai da sua casa para ir para um lugar pior".
"Precisamos reestruturar o turismo da Ilha de Itamaracá, de Igarassu, de Porto de Galinhas, além do interior todo. Nós vamos devolver os cartões postais de Pernambuco, como eu fiz em Caruaru", declarou a ex-prefeita.
- Raquel Lyra chega para debate da Rádio Jornal e diz que Marília Arraes tem fabricado fake news
- Debate Rádio Jornal: "Além de discutir Pernambuco, é necessário falar sobre a conjuntura nacional", diz Marília Arraes
- Debate Rádio Jornal: Raquel Lyra rebate acusações sobre irregularidade na merenda de Caruaru quando era prefeita
- DEBATE RÁDIO JORNAL: Marília Arraes cobra a Raquel Lyra posição sobre Lula e Bolsonaro: "neutro, só sabão de bebê"
Mais adiante, Marília criticou a tucana por "não conseguir transformar o aeroporto de Caruaru, que não tem sequer balizamento noturno", mas Raquel rebateu a fala da deputada federal creditando o problema a Sebastião Oliveira (Avante), candidato a vice-governador da adversária, que era secretário do governador Paulo Câmara (PSB) na época em que a Prefeitura de Caruaru deixou de administrar o terminal.
Este foi o primeiro debate promovido pelo SJCC no segundo turno das eleições de Pernambuco. A mediação ficou a cargo do comunicador Wagner Gomes, mas o programa também contou com as participações de Igor Maciel, do Jornal do Commercio, e Isabela Barbosa, da TV Jornal Interior.
Além da própria Rádio Jornal, as mídias sociais do SJCC também transmitiram o debate. O material está disponível no Facebook e Youtube das emissoras do sistema.