Jogo aberto e nada definido. As pesquisas de intenção de voto para presidente mostram resultados diferentes a depender da margem de erro dos levantamentos. Todos mostram, no entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem, mas a diferença para seu rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL), é pequena e se perde a depender das variáveis de cada pesquisa.
Neste sábado (29), véspera do segundo turno, a pesquisa Ipec apontava que Lula tem 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro. Porém, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. O novo levantamento foi feito entre quinta-feira (27) e ontem, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas.
A pesquisa ouviu 4.272 pessoas em 236 municípios. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12.
Também neste sábado, o Datafolha divulgou uma nova pesquisa de intenção de votos. Nela, o petista tem 52% dos votos válidos contra 48% do liberal. O resultado mostra que os candidatos estão no limite da margem de erro, com probabilidade de o petista estar à frente. Na pesquisa anterior, do dia 27, o placar era de 53% para Lula e de 47% dos votos válidos para Bolsonaro.
Nos votos totais, Lula tem 49% e Bolsonaro, 45%. Brancos e nulos são 4%. Não sabem ou não responderam, 2%. A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha de S. Paulo, entrevistou 8.308 mil pessoas, em 253 municípios, nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Houve ainda o levantamento da Genial/Quaest. Nesta pesquisa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos. O candidato à reeleição, presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 48% dos votos válidos. Lula oscilou 1 ponto para baixo, enquanto Bolsonaro oscilou 1 ponto para cima ante o levantamento anterior da última quarta-feira (26).
Nos votos totais, Lula aparece com 46% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 43%. Votos em brancos, nulos ou eleitores que não votarão somam 6% e os indecisos, 5%. Lula oscilou 2 pontos porcentuais para baixo e Bolsonaro oscilou um ponto porcentual para cima ante a pesquisa anterior, divulgada no dia 26.
Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação ("likely voter model"), Lula aparece com 51,4% dos votos válidos (ante 52,1% de 26 de outubro) contra 48,6% de Bolsonaro ante (47,9% de 26 de outubro).
O levantamento diz ainda que 92% dos eleitores entrevistados declararam que o voto é definitivo e 7%, que podem mudar caso "algo aconteça". Não sabe ou não respondeu, 1%.
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.