CONGRESSO

Raquel Lyra reúne bancada de deputados pernambucanos em Brasília e define prioridades do novo governo

Na pauta apresentada aos parlamentares, a ex-prefeita de Caruaru elencou quatro prioridades para o Estado

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 09/11/2022 às 20:26 | Atualizado em 11/11/2022 às 16:01
REPRODUÇÃO
Raquel Lyra participou da reunião da bancada federal pernambucana do Congresso Nacional, em Brasília - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

A governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), esteve em Brasília, nesta quarta-feira (9), para se reunir com a bancada federal pernambucana no Congresso Nacional.

Na pauta apresentada aos parlamentares, a ex-prefeita de Caruaru elencou quatro prioridades para o Estado a partir do exercício de 2023, que tratam de recursos hídricos, requalificação de estradas, obras de contenção de encostas e investimentos na área da saúde.

“Destacamos as questões que envolvem os recursos hídricos, como a conclusão da obra da Adutora do Agreste; a questão da requalificação das rodovias, dando ênfase a requalificação da BR-232”, afirmou Raquel, em entrevista ao correspondente da Rádio Jornal, em Brasília, Romoaldo de Souza.

“Discutimos também a questão da saúde e seu custeio para que possamos fazer uma força tarefa nas filas de exames e cirurgias, que passam de mais de 50 mil pessoas em Pernambuco; e a questão dos recursos para que possamos fazer o suporte a morros e encostas, fundamentalmente na Região Metropolitana do Recife”, completou a gestora.

 Coordenador da bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos),  considerou a reunião muito produtiva, destacando que em se tratando de discussões sobre os interesses do Estado, é característica da própria bancada, manter a unidade para fazer as deliberações necessárias independente de partido.

“Nós já tínhamos essa reunião agenda para discutir sobre questões referentes ao Orçamento de 2023. Tradicionalmente destinamos duas emendas para o Governo do Estado e uma emenda para o Executivo da capital. Foi muito bom ter recebido Raquel Lyra para conversar conosco”, afirmou Coutinho.

Os deputados pernambucanos têm até esta sexta-feira (11), para indicar quais são as áreas prioritárias que receberão recursos por meio das emendas impositivas - instrumento em que os parlamentares indicam ações, projetos e obras que o governo é obrigado a executar - e qual será o valor destinado.

“Raquel deixou claro que sua prioridade são as áreas de Saúde e Infraestrutura e nós vamos fazer essa discussão sobre a destinação dos recursos. Foi um encontro muito cordial”, pontuou Augusto Coutinho.

A governadora eleita saiu do encontro com expectativa de que as demandas apresentadas possam ser atendidas pela bancada federal. “Para poder ajudar Pernambuco nessa quadra de tempo que a gente tem de enfrentamento, garantindo obras e ações importantes para dar mais qualidade de vida ao nosso povo nesse primeiro momento”, frisou.

Para o deputado federal eleito Lucas Ramos (PSB), que apoiou Raquel Lyra no segundo turno das eleições, tanto as emendas de bancada quanto as individuais devem priorizar as demandas apresentadas pela líder tucana. “A iniciativa de Raquel, em conversar com a bancada federal, foi um gesto de grandeza, porque mostra que ela quer aproximar o Executivo do Legislativo. Ela veio pedir apoio dos parlamentares para discutir as ações prioritárias que envolvem a execução orçamentária”, disse Ramos.

REUNIÃO

A reunião da bancada pernambucana, realizada nesta quarta-feira, já havia sido marcada, quando a governadora eleita sinalizou que gostaria de participar do encontro.

Entre os presentes, estava o senador e ex-líder do governo Bolsonaro, Fernando Bezerra Coelho (MDB). Nos bastidores, os parlamentares chegaram a brincar que só mesmo Raquel Lyra para “conseguir unir a bancada e trazer Bezerra Coelho”, que não teria participado de reuniões anteriores.

Além dos deputados federais com mandato, também participaram do encontro os deputados federais eleitos para a próxima legislatura, a exemplo da deputada Clarissa Tércio (PSC), Lucas Ramos (PSB) e Guilherme Ucha Jr. (PSB).

No entanto, duas ausências foram sentidas nesse primeiro encontro entre a governadora eleita e os representantes pernambucanos no Congresso: o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e a deputada federal Marília Arraes. Eles disputaram o primeiro e o segundo turno, respectivamente, contra Raquel Lyra (PSDB), saindo derrotados nas urnas.

As assessorias dos parlamentares alegaram que eles já tinham outros compromissos agendados previamente, que acabaram ocorrendo no mesmo horário da reunião de bancada. No caso de Danilo Cabral, foi enviado um assessor para representá-lo.

 

Comentários

Últimas notícias