Com Estadão Conteúdo
A transição entre o governo Bolsonaro (PL) e o governo Lula (PT) foi iniciada nesta quinta-feira (3). Na manhã de hoje, um encontro entre o senador Marcelo Castro, relator do Orçamento de 2023, e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), resultou no anúncio de que o Congresso deve discutir uma PEC da Transição, em caráter emergencial.
A ideia é acomodar as despesas prioritárias do novo governo fora do teto de gastos, como a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 por mês a partir de janeiro, “sem interrupção de outros serviços e obras”.
Geraldo Alckmin (PSB), disse que a equipe de transição do presidente eleito teve uma conversa "proveitosa e objetiva" com os atuais ministros. "A transição começou. Agora é fazê-la da melhor maneira possível", afirmou.
Alckmin disse que entregou informações ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. "O objetivo é ter todas as informações e nos preparamos para a posse", completou.
Mas para além dos trâmites oficiais, muito se especula sobre quais nomes estarão no primeiro escalão do governo. A ideia da equipe petista é começar a transição com foco no acesso a dados do governo federal e situação fiscal, sem atropelos na divulgação dos nomes de ministros. Alguns, ainda assim, já são cotados como candidatos a assumirem pastas no governo de Lula. Veja abaixo lista de nomes cotados pelo portal Metrópoles.
VEJA NOMES COTADOS PARA MINISTÉRIOS DE LULA:
Fazenda
- Henrique Meirelles
- Fernando Haddad
Gabriel Galípolo
Alexandre Padilha
Geraldo Alckmin
Jaques Wagner
CASA CIVIL
Rui Costa
Geraldo Alckmin
Wellington Dias
Emídio de Souza
Márcio França
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Simone Tebet
EDUCAÇÃO
Simone Tebet
Fernando Haddad
Gabriel Chalita
SAÚDE
Alexandre Padilha
David Uip
DEFESA
Aldo Rebelo
Geraldo Alckmin
JUSTIÇA
Flávio Dino
Silvio Almeida
SEGURANÇA PÚBLICA
Flávio Dino
MEIO AMBIENTE
Marina Silva
PLANEJAMENTO
Fernando Haddad
Aloizio Mercadante
RELAÇÕES EXTERIORES
Celso Amorim
DIREITOS HUMANOS
Simone Tebet
CIDADANIA
Wellington Dias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Rui Costa
TRABALHO
Carlos Lupi
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Márcio França