O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ordenou nesta quinta-feira (3) que funcionários retirassem a enorme bandeira do Brasil que estava na fachada do Palácio do Planalto, em Brasília. A instalação foi realizada no dia 14 de outubro pela Secretaria-geral da Presidência, subordinada ao ministro Luiz Eduardo Ramos.
Na ocasião, Bolsonaro disse à imprensa que a atitude foi uma resposta ao Partido dos Trabalhadores (PT), que durante a campanha eleitoral para presidência, entrou na Justiça para pedir que uma igreja de Belém, no Pará, retirasse a bandeira do Brasil da entrada do local religioso. A juíza do caso negou o pedido e entendeu que a bandeira é um símbolo nacional.
"Mandei pegar uma bandeira enorme e colocar na minha casa", disse Bolsonaro na época. Entretanto, a bandeira não foi colocada na residência oficial do presidente, que é o Palácio da Alvorada, mas sim na sede do Executivo - Palácio do Planalto.
BANDEIRA RETIRADA
Após retirarem a enorme bandeira do Brasil, os funcionários do governo a enrolaram e colocaram no porta-malas de um veículo oficial.
A bandeira do Brasil que estava estendida na fachada do Planalto foi retirada. pic.twitter.com/ic3Q4twSku
— Ricardo Abreu (@Ricardo_Abreu_) November 3, 2022