Redes sociais

BANDEIRA DE PERNAMBUCO: Priscila Krause fala em respeito, diversidade e união após episódio envolvendo jornalista pernambucano no Catar

Guarda do Catar confundiu bandeira de Pernambuco com a da comunidade LGBTQIA+ e reprimiu jornalista

Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 23/11/2022 às 8:11 | Atualizado em 25/11/2022 às 12:01
COPA DO MUNDO NO CATAR Bandeira de Pernambuco é confundida com símbolo LGBTQIA+ no Catar - TWITTER/REPRODUÇÃO

Vice-governadora eleita de Pernambuco, Priscila Krause se pronunciou sobre o lamentável episódio envolvendo a Bandeira de Pernambuco, na Copa do Mundo do Catar.

A bandeira de Pernambuco, que tem um arco-íris em sua composição, foi confundida com um símbolo LGBTQIA+ durante a Copa do Mundo do Catar.

O caso foi denunciado nas redes sociais pelo jornalista recifense Victor Pereira, que foi repreendido junto com um grupo de brasileiros que seguravam a bandeira para tirar fotos, nos arredores do Estádio Lusail.

Victor Pereira, que está cobrindo a Copa, disse que homens com vestimentas típicas de árabes - chamadas de kandoora, tomaram a bandeira à força.

Segundo Priscila Krause, a bandeira de Pernambuco representa a união e é motivo de orgulho no mundo inteiro. "A defesa da LIBERDADE que sempre marcou a nossa história está fortemente representada nela. O episódio de violência contra o jornalista pernambucano é uma violência que atinge todos nós e só reforça a necessidade de levantarmos ainda mais a bandeira do respeito, da diversidade, da paz e da união de todos no mundo inteiro. Viva Pernambuco, terra de liberdade", disse ela em publicação nas redes sociais.

Bandeira de Pernambuco é confundida com símbolo LGBTQIA+ no Catar

"A gente estava com a bandeira de Pernambuco, com alguns voluntários. Eu fui atacado porque eles vieram para cima achando que era uma bandeira LGBT. Fui filmar e pegaram o meu telefone e só me devolveram quando eu deletei o vídeo que fiz", disse Victor, em vídeo.

A recifense Eduarda Vasconcellos, 23 anos, voluntária pela Fifa na Copa do Mundo, narrou em vídeo o momento de tensão vivido no Catar.

"Encontrei um amigo de Pernambuco que me ofereceu a bandeira para eu tirar a foto. Tiramos uma foto todos juntos, e quando eu fui tirar uma foto sozinha com a bandeira, vieram vários árabes cercando a gente", disse.

LGBTQIA+ no Catar

Posicionamento do Catar sobre os direitos de LGBTQIA+ gera protestos em todo o mundo. Na foto, ato realizado na Suíça - FABRICE COFFRINI/AFP

A homossexualidade é proibida pelo Código Penal de 2004 do Catar, que criminaliza atos de “sodomia” e "relações sexuais" entre pessoas do mesmo sexo. Estas disposições acarretam uma pena máxima de sete anos de prisão.

Por esses e outros fatores, as principais seleções europeias (Inglaterra, Gales, Bélgica, Holanda, Suíça, Alemanha e Dinamarca) tinham entrado em consenso para utilizar a braçadeira como uma forma de demonstrar apoio às pessoas LGBTQIAP+.

Contudo, os times voltaram atrás após ameaças da FIFA, que avisou às seleções que capitães que usassem a braçadeira seriam penalizados esportivamente, com cartão amarelo, além de uma multa financeira.

Entenda os símbolos da bandeira de Pernambuco

Bandeira de Pernambuco - REPRODUÇÃO/INTERNET

A bandeira de Pernambuco é cheia de simbolismos, pois foi idealizada durante e Revolução de 1817, quando o Estado conseguiu ser um país por quase 70 dias. Na concepção original, o arco-íris assinalava o início de uma nova era, de paz, amizade e união, que a confederação oferecia.

A cruz vermelha traz a força da fé e da religião. O fundo branco representa a paz e o azul é o céu do estado. O sol, por fim, representa a força e a justiça.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS