Com Agência Brasil
Eleitores de Maraial, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, voltaram às urnas neste domingo (17) para eleger prefeitos e vice-prefeitos.
Além do município, outras cinco cidades pelo Brasil têm pleito: Tanabi (SP), Pedro Velho (RN), Canguaretama (RN), Ibitirama (ES) e Maiquinique (BA).
A votação segue até as 17h. Os eleitores devem apresentar título eleitoral físico ou digital e um documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte.
A eleição suplementar em Maraial acontece mais de um ano após o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidir cassar os diplomas do prefeito e do vice-prefeito
O tribunal entendeu que Sérgio dos Santos (Avante) e Ananias Wanderley Pereira Santos (Avante) cometeram abuso de poder econômico.
Por conta disso, o TRE-PE determinou a realização de uma nova eleição direta no município. Haverá retotalização dos votos proporcionais no município. Além do prefeito e do vice-prefeito, o primeiro suplente de vereador Josivaldo Silva dos Santos também teve o diploma cassado pelo mesmo motivo.
O prefeito e o primeiro suplente de Maraial ficarão inelegíveis por oito anos.
As eleições suplementares ocorrem quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato – no caso, prefeito. A anulação é determinada por decisão da Justiça Eleitoral que negou o registro de candidatura ou cassou o diploma ou o mandato de político já eleitos.