O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai para tentar destravar as negociações envolvendo a proposta de emenda à Constituição que prevê o Auxílio Brasil (Bolsa Família) fora do teto de gastos.
A equipe de Lula ainda não chegou a um acordo com os congressistas sobre dois pontos essenciais da PEC: o prazo de validade e o valor da PEC. O PT queria que o Bolsa Família ficasse fora do cálculo do teto de gastos por tempo indeterminado, mas agora já admite negociar um limite de dois anos.
Lula desembarcou na noite de domingo (27) em Brasília acompanhado do ex-ministro Fernando Haddad (PT), cotado para assumir o Ministério da Fazenda, e da futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.
Lula também tenta costurar acordos com o Congresso e começar a definir sua equipe de ministros. Lula chegou a Brasília após viagens para o Egito e Portugal, além de uma cirurgia.
A previsão é que Lula passe a semana toda na capital. Na quarta-feira (30), o presidente eleito começa a receber relatórios produzidos pela sua equipe de transição, que está analisando os dados da administração federal em diferentes áreas, como saúde e segurança pública, por exemplo.