Além da demora para ser anunciado, a escolha do novo secretariado da governadora eleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), recebeu críticas nas redes sociais devido à opção por profissionais que seriam bolsonaristas ou teriam apoiado candidatos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.
As críticas foram feitas pelo influenciador digital Felipe Neto, um dos mais seguidos do Brasil, com mais de 40 milhões de seguidores do YouTube e considerado, em 2020, uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time.
O influenciador questionou a escolha de Raquel Lyra para a Secretaria de Educação e Esportes, que será comandada por Ivaneide Dantas. “Raquel, colocar uma bolsonarista fanática para comandar EDUCAÇÃO E ESPORTES… É sério isso?”, indagou Felipe Neto no Twitter.
Ivaneide Dantas é atualmente secretária de Educação de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Comanda a educação da cidade desde 2017, ou seja, na gestão do prefeito Anderson Ferreira - um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Estado, tendo feito uma intensa campanha para eleger o agora ex-presidente da República.
SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: conheça quem assume a Educação em Pernambuco e 10 desafios da nova gestão
SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: conheça quem assume a Educação em Pernambuco e 10 desafios da nova gestão
Postagens da nova secretária estadual de Educação fazendo campanha para Anderson Ferreira e também para Bolsonaro estão circulando em grupos de professores, muitos deles indignados com a escolha.
A reportagem tentou contato com a nova secretária, mas não teve retorno. O JC, inclusive, tenta falar com Ivaneide Dantas desde que seu nome foi anunciado para a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, sem sucesso.
Ver essa foto no Instagram