SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: Governadora de Pernambuco empossa novos secretários e secretárias

A reforma administrativa será encaminhada ainda nesta semana para a Assembleia Legislativa de Pernambuco
Mirella Araújo
Publicado em 02/01/2023 às 13:11
Governadora Raquel Lyra empossou os 27 secretários e secretárias estaduais, em solenidade no Salão das Bandeiras Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), empossou, na manhã desta segunda-feira (2), os secretários e secretárias que vão compor as 27 pastas do Governo do Estado. A solenidade foi realizada no Salão das Bandeiras, no Palácio do Campo das Bandeiras.

Agora, o projeto de lei que trata da reforma administrativa será encaminhado ainda nesta semana para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para ser deliberado em convocação extraordinária dos deputados e deputadas, que encontram-se no período de recesso.

“Iniciamos hoje nosso primeiro dia de trabalho, eu e Priscila, dando posse aos secretários e secretárias que junto com a gente vão liderar as mudanças para o qual fomos eleitas no último dia 30 de outubro. Homens e mulheres com profunda capacidade técnica e sensibilidade política, que se somarão aos milhares de trabalhadores e servidores do governo de Pernambuco, para que a gente possa na vida de cada um, cada cidadão e cidadã pernambucana, cumprir o nosso compromisso de transformar a sua vida para melhor”, disse Raquel Lyra.

Dentre as mudanças que vão constar no projeto, está o desmembramento da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, que agora passou a ser uma pasta para Mobilidade e Infraestrutura, chefiada por Evandro Avelar, e outra para Recursos Hídricos e Saneamento, que será dirigida por José Almir Cirilo.

Houve também a fusão das secretarias de Prevenção às Drogas com a de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a pasta tem como titular Carolina Cabral. No caso de Projetos Estratégicos, antes vinculada ao gabinete do governador, agora passará a ter status de secretaria sob o comando Diogo Bezerra.

Já na secretaria de Planejamento e Gestão foi acrescido o Desenvolvimento Regional, e terá como titular Fabrício Marques. Outro acréscimo foi na pasta de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, que terá a frente Ana Luíza.

Com quadros majoritariamente de perfis técnicos, coube a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), salientar em seu discurso, salientar que há um clima de confiança e de esperança do povo pernambucano com o novo governo que está se iniciando. 

"Nessa gestão que hoje apresenta esse time que, de certa forma surpreendeu alguns, mas que vai absolutamente ao encontro daquilo que conversamos com o eleitor, a sociedade pernambucana durante a campanha. Esse será um governo feito, como você diz Raquel, de baixo para cima olhando os invisíveis, olhando para a pluralidade e diversidade do nosso povo", declarou Priscila.

Para o secretário da Casa Civil, Tulio Vilaça, os quadros empossados possuem experiência política, mas fez um apelo de que irá precisar  da ajuda de todos os deputados, prefeitos vereadores e da sociedade civil para que esse novo modelo de gestão possa dar certo .

"Acho que vamos trazer o novo, que é conseguir fazer essa junção do técnico com a sensibilidade política. O modelo que já existia está provado aí que não era o melhor modelo. Nós vamos ter um modelo diferente e vamos partir para o diálogo. Hoje, nós somos o Governo de Pernambuco e não do palanque de ninguém. Vamos precisar da ajuda de todos os deputados, todos os prefeitos, vereadores e sociedade civil que precisa ser engajada conosco", declarou Vilaça. 

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM - POSSE DOS SECRETÁRIOS DE GOVERNO DE RAQUEL LYRA

REPRESENTATIVIDADE

A representatividade feminina na composição do secretariado também foi colocado em evidência na cerimônia de posse dos novos auxiliares estaduais. Das 27 pastas, 13 delas serão comandadas por mulheres

A secretária da Mulher, a filósofa e professora Regina Célia, fez um discurso em nome de todas as secretárias empossadas.

"Pode ser que a nossa representatividade não esteja de acordo com todos, mas muitos deverão concordar que esse momento é singular. É um momento onde a democracia se faz de forma plural, prática e visível. Na verdade, quando discuto a questão da representatividade hoje, eu não resumo a questão étnica, religiosa ou de gênero, ou de questões sociais. A representatividade deve estar pautada, sustentada e construída no art. 5º da Constituição, porque somos o povo da democracia", disse Regina Célia. 

CONHEÇA OS SECRETÁRIOS E SECRETÁRIAS EMPOSSADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (2):

- Secretaria de Defesa Social: Delegada Carla Patrícia Cunha

Delegada da Polícia Federal, com mais de 20 anos de atividade, ocupando diversas funções, como a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco. Carla Patrícia Cunha é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduada em Ciência Policial e Inteligência pela Academia Nacional de Brasília e pela Universidade de Brasília/ANP-UNB. É mestre em Engenharia de Produção, com foco em gestão e doutoranda em Engenharia de Produção, com foco em gestão pública, também pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE.

DAYVISON NUNES/JC IMAGEM - DAYVISON NUNES/JC IMAGEM Data: 18-05-2021 Assunto: SOCIEDADE - Ensaio Remoto - Na foto, a superintendente da PFPE- Carla Patrícia.

 

- Cultura: Silvério Pessoa

Cantor, compositor e pesquisador em cultura popular e cotidiano escolar, religiosidade popular e música religiosa e diálogos entre culturas, com atividades também na área de formação docente. Silvério Pessoa é pedagogo, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem pós-graduação em Psicopedagogia pela Fafire e em Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno pela Escola de Humanidades da PUCRS. É mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco, onde leciona atualmente.

SIDARTA/DIVULGAÇÃO - GOVERNO DE PERNAMBUCO Silvério Pessoa assumirá secretaria de cultura


- Turismo e Lazer: Daniel Coelho

É formado em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE-FCAP) e tem mestrado em Administração de Negócios Internacionais pela Universidade de Bournemouth, na Inglaterra. Na vida pública desde 2004, foi vereador do Recife por dois mandatos. Em 2010, se elegeu deputado estadual. Em 2014, foi eleito deputado federal, cargo que ocupou por duas legislaturas.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM - Daniel Coelho, deputado federal e vice-presidente estadual do Cidadania

 - Secretaria da Mulher: Regina Célia Barbosa

Filósofa, mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora universitária há 25 anos, com docência nos cursos de Direito e demais áreas das Ciências Humanas. Cofundadora, vice-presidenta e diretora pedagógica do Instituto Maria da Penha. É Ativista na área de enfrentamento à violência contra a mulher, violência doméstica e violência de gênero. Membro representante da Sociedade Civil, da Comissao Seccional da Mulher Advogada (CSMA) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Pernambuco.

FILIPE ALMEIDA/DIVULGAÇÃO - Cada mulher que é assassinada por negligência do poder público, por resistência da mentalidade patriarcal, por desvio de recursos de prevenção, é uma perda significativa para o nosso país", diz Regina Célia Barbosa

 

- Desenvolvimento Urbano e Habitação: Simone Benevides

É servidora concursada da Caixa Econômica Federal há mais de 20 anos e mestre em Gestão Estratégica de Pessoas pela FBV/Wyden. É formada pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) como conselheira de administração. Possui MBA em Gestão Financeira pelo Cedepe - Centro de Desenvolvimento Empresarial e Gestão de RH na Escola Superior de Marketing. Exerce cargo de liderança desde 2004, tendo ocupado funções de alta gestão na Caixa, tais como diretora executiva de Logística e Segurança, diretora executiva de Contratos e Operações, diretora de Participações da Holding Caixa Participações. Atuou também como superintendente nacional de Varejo e superintendente regional do estado de Pernambuco. Desde outubro de 2021 estava cedida ao município de Caruaru, à frente da Secretaria da Fazenda.

DIVULGAÇÃO - Simone Benevides


- Secretaria de Comunicação: Rodolfo Costa Pinto

É cientista político pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), com mestrado em Comunicação Política pela George Washington University (EUA).

Divulgação - Rodolfo Costa Pinto - Secretaria de Comunicação

 

- Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti

É formada em medicina pela UPE, desde 1990, e fez residência médica na Clínica Médica no Hospital Ana Nery em Salvador, Bahia. No mesmo estado, foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE.

Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Atualmente também é conselheira e secretária-geral do Cremepe e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

ARQUIVO PESSOAL - Zilda Cavalcanti é médica paliativista

 

- Educação e Esportes: Ivaneide Dantas

Doutora em Administração pela Universidad Nacional de Misiones na Argentina, com mestrado e especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, e em Administração e Planejamento de Recursos Humanos pela Unicap. É bacharela em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco e em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (PE).

 

DIVULGAÇÃO - Ivaneide Dantas será a nova titular da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

- Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral

Carolina Cabral foi Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru. Graduada em Comunicação Social, tem especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE) & Bernard Van Leer Foudation e em Administração Pública pela Bloomberg Harvard City Leadership Iniciative.

DIVULGAÇÃO - Carolina foi secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru

 

- Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira

É bacharela em Administração de Empresas pela FCAP/UPE, mestre em Políticas Públicas pela University of Georgia/Athens, EUA, e doutora em Ciência Política (UFPE). Atua desde 2009 com financiamento para investimentos de longo prazo. É certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). Iniciou sua carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, em 2008. Coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil e teve passagens pelo Citibank e Amcham.

Divulgação - Ana Luiza Ferreira

 

- Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo

É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1977, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Civil pela mesma instituição. Atualmente é professor titular da UFPE, Campus Acadêmico do Agreste.

Exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. É membro das Academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.

Divulgação - Almir Cirilo

 

- Mobilidade e Infraestrutura: Evandro Avelar

Formado em Engenharia Civil, Evandro Avelar acumula diversas experiências como gestor público. Foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também foi diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e atuou como secretário municipal em diversos municípios pernambucanos.

LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM - Evandro Avelar atuava como assessor especial da Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife

 - Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira

É formado em administração de empresas e atuou como Chefe de Gabinete durante a primeira gestão da prefeita Raquel Lyra, sendo secretário de Governo na segunda gestão. Também trabalhou como Assessor Especial na Prefeitura de Caruaru.

Divulgação - Raquel Lyra vai nomear Eduardo Vieira para a Chefia de Gabinete

- Administração: Ana Maraíza

Advogada há 15 anos, graduada em Direito pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces) e pós-graduada em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru (CaruaruPrev), ex-secretária de Administração de Caruaru e ex-secretária de Educação também de Caruaru.

Divulgação - Ana Maraíza, Secretaria de Administração

- Fazenda: Wilson José de Paula

Foi coordenador da Unidade de Inteligência Fiscal, subsecretário da Receita, secretário-adjunto e secretário da Fazenda do Distrito Federal. Com especialização em Finanças Públicas pela Universidade de Bath/Inglaterrra, é pós-graduado em Administração e Política Tributária e graduado em História pela Universidade de Brasília.

Divulgação - Wilson José de Paula, Secretaria da Fazenda

- Casa Civil: Túlio Vilaça

Advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) em 1997, pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Recuperação Judicial e Falências pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi conselheiro estadual da OAB/PE; membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PE, subcomissão de Recuperação Judicial e Falências; membro da Comissão de Precatórios da OAB/PE; membro da Comissão Eleitoral da OAB/PE; procurador geral do município de Caruaru e secretário da Fazenda do município de Caruaru.

Divulgação - Túlio Vilaça, Casa Civil

 

- Assessoria Especial: Fernando Holanda

É formado em Administração (UPE) e Comunicação Social (UFPE) e tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É empresário e foi executivo e sócio de empreendimentos na área de turismo. Também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco e coordenou o Plano de Governo da governadora eleita, Raquel Lyra, em 2022.

Divulgação - Fernando Holanda, Assessoria Especial

- Controladoria-Geral do Estado: Érika Lacet

É bacharela em Direito pela UFPE, pós-graduada em Direito Tributário pela UFPE, MBA em Gestão de Projetos pela FGV, certificada em Implementação da LGPD pela Privacy Academy, certificada em Governança e Gestão de Riscos pela Fundação Joaquim Nabuco, procuradora do Estado de Pernambuco, ex-secretária da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco.

Divulgação - Érika Lacet, Controladoria-Geral do Estado

- Procuradoria Geral do Estado: Bianca Teixeira

É procuradora do Estado concursada desde 1998, onde já exerceu os cargos de procuradora chefe-adjunta da Procuradoria da Fazenda Estadual, procuradora geral adjunta do Estado de Pernambuco e procuradora geral do Estado. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, tem especialização em Direito Civil pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) e em Direito Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco.

Divulgação - Bianca Teixeira, Procuradoria Geral do Estado

- Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional: Fabrício Marques Santos

É mestre em Economia (USP). Foi secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). Trabalha no setor público há mais de 15 anos. Em Alagoas, exerceu o cargo de secretário executivo da Secretaria da Fazenda e foi presidente do Conselho de Concessões e PPPs do Governo do Estado e do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano de Maceió.

Divulgação - Fabrício Marques, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional

- Justiça e Direitos Humanos: Lucinha Mota

Ativista social e humanitária na luta por justiça e pelo respeito aos Direitos Humanos, Lucinha Mota é graduanda em Direito e suplente de deputada estadual por Pernambuco.

Reconhecida em todo o Brasil pela sua luta por justiça após o assassinato da sua filha Beatriz, ela também é professora municipal em Petrolina e foi professora no município de Juazeiro (BA).

Divulgação - Lucinha Mota, Justiça e Direitos Humanos

- Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo: Amanda Aires

É economista pela Universidade Federal de Pernambuco com extensão universitária pela Universidade de Zurique, na Suíça. Mestra em Economia com dissertação premiada no III Prêmio de Economia Bancária promovido pela Febraban. Doutora em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco, com doutorado também pela Universidade de Laval, no Canadá. É professora do mestrado profissional de Gestão Empresarial da Unifbv/Wyden.

Divulgação - Amanda Aires Vieira, Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo

- Ciência, Tecnologia e Inovação: Mauricélia Vidal

É administradora, mestre em Economia (UFPB) e doutoranda em Administração pela UDE – Universidad de la Empresa em Montevideo no UY e cursou o programa internacional de desenvolvimento de carreira, Catalyst, na Adtalem Global Education. Atua como Avaliadora do Inep para credenciamento de IES, autorização e reconhecimento de cursos de graduação. Foi coordenadora do curso de Administração, diretora acadêmica, diretora executiva e a primeira reitora da Unifavip.

Em 2012, tornou-se diretora regional do Nordeste do grupo americano Adtalem Global Education, responsável pela gestão de seis instituições de ensino superior.

Divulgação - Ciência e Tecnologia, Mauricélia Vidal

- Projetos Estratégicos: Diogo Bezerra

É economista e doutor em Engenharia de Produção. Professor do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco, anteriormente lecionou em diversas faculdades e pós-graduações no Recife e em São Paulo na área de gestão.

Foi secretário da Fazenda, de Planejamento Gestão e Orçamento, presidente da Autarquia de Urbanismo e Meio Ambiente (URB) e presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte (AMTTC) de Caruaru. É autor de livro e artigos sobre economia.

 

Divulgação - Diogo Bezerra, Projetos Estratégicos

 

- Casa Militar: Coronel Hercílio da Fonseca Mamede

É bacharel em Ciências Jurídicas - Direito pela Unicap, com especialização em Ciências Criminais Militares pela Aeso. Foi subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque e do Batalhão de Polícia Rodoviária. Também foi comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, além de comandante do 11° Batalhão de Polícia Militar de Casa Forte, do Batalhão de Polícia de Guardas e diretor de Inativos e Pensionistas da PMPE.

DIVULGAÇÂO - Hercílio Mamede, chefe da Casa Civil

 

- Desenvolvimento Econômico: Guilherme Cavalcanti

É formado em Administração pela Unicap, com especialização em finanças pela FGV. Obteve formação complementar em temas como governança corporativa no IBGC, finanças públicas pelo Banco Mundial, desenvolvimento urbano pelo Instituto Gehl Architects, e políticas para a primeira infância pela Universidade de Harvard. Foi diretor-executivo do Movimento Atitude Pernambuco, cofundador e diretor-presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia – Aries CEO da Cesar e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

 

divulgação - Guilherme Cavalcanti é diretor executivo do grupo multissetorial Atitude Pernambuco

- Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: Aloisio Ferraz Engenheiro

agrônomo pela UFRPE, técnico em Planejamento Agrícola e Agroindustrial e analista em Gestão Pública e Privada, com atuação em estudos e projetos de desenvolvimento rural, empreendedorismo, administração, apoio a micro e pequenas empresas. Foi diretor de Operações da Semempe, presidente da Emater/PE, secretário de Agricultura e Irrigação de Pernambuco, secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, presidente do IPA, diretor-técnico do Sebrae/PE e superintendente em exercício por várias oportunidades. Também integrou e presidiu conselhos de abrangência estadual e nacional, em diversas áreas como Meio Ambiente, Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária, Abastecimento e Comércio Agrícola, entre outras.

 

Ascom Raquel Lyra / Divulgação - Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca: Aloisio Ferraz
TAGS
raquel lyra secretários
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory