No último domingo (8), vários apoiadores do ex-presidente Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, em Brasília.
Uma parcela dos bolsonaristas subiu na laje do congresso, enquanto um outro grupo ingressou no Salão Verde e no plenário do Senado Federal.
As imagens também mostram bolsonaristas dentro dos salões e dos gabinetes do Palácio do Planalto e do plenário do STF, com destruição de vidraças, móveis, equipamentos e obras de arte.
BOLSONARO VAI SER PRESO?
De acordo com alguns juristas, Jair Bolsonaro pode ser acusado e preso. Como não ocupa mais o cargo de presidente ou deputado federal, ele não tem mais foro privilegiado e pode ser julgado pela Justiça Comum por coautoria e responsabilidade dos atos terroristas.
POR QUAIS CRIMES?
Bolsonaro pode ser acusado de de inflamar os movimentos antidemocráticos entre seus apoiadores ao questionar a validade do resultado das eleições presidenciais e dificultar a transição entre governos.
Diante do atual cenário, o ex-presidente está sob risco eminente de prisão, além da perda de seus direitos políticos, se tornando inelegível pelos próximos anos.