Com informações do Estadão Conteúdo
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o sétimo ministro a votar pelo referendo das decisões do ministro Alexandre de Moraes que determinaram o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e a prisão preventiva do ex-secretário de Segurança Pública do DF ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL), Anderson Torres.
Mais cedo, a Corte formou maioria com os votos dos ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Ainda devem votar na sessão virtual que foi aberta até 23h59 os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques - indicados por Bolsonaro - e a presidente do STF, Rosa Weber, que costuma ser a última a votar.
AFASTAMENTO DE IBANEIS
O governador do Distrito federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
A decisão de Moraes aconteceu na madrugada desta segunda-feira (9), apenas algumas horas após a invasão de bolsonaristas radicais às sedes dos três poderes.
O Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional foram alvos de ataques antidemocráticos.
Quem é Ibaneis Rocha, governador AFASTADO do DF
Governador do Distrito Federal desde 2019, Ibaneis se reelegeu em 2022 no primeiro turno, com 50,31% dos votos.
Para Alexandre de Moraes, Ibaneis Rocha é um dos responsáveis pelos ataques antidemocráticos que aconteceram em brasília ontem.
De acordo com Moraes, Ibaneis "não só deu declarações públicas defendendo uma falsa 'livre manifestação política em Brasília' —mesmo sabedor por todas as redes que ataques às instituições e seus membros seriam realizados— como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro, em especial, com a proibição de ingresso na esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso".
Ibaneis Rocha pede DESCULPAS para Lula
O governador se pronunciou pedindo desculpas ao presidente Lula pelos acontecimentos que aconteceram ontem.
Ibaneis Rocha disse que "o que aconteceu na nossa cidade foi inaceitável" e que "não acreditava que as manifestações iam tomar as proporções que tomaram".
Quem assume o comando do Distrito Federal com Ilbanez Rocha AFASTADO?
A vice-governadora Celina Leão (PP) assumirá o comando do Distrito federal no período em que Ibaneis Rocha estiver afastado do cargo.
Jorge Messias, advogado-geral da União, defendeu a decisão de Moraes, dizendo que era "necessária e indispensável ao restabelecimento da normalidade institucional".
INVASÃO NO CONGRESSO: IMAGENS da INVASÃO de MANIFESTANTES em BRASÍLIA