João Campos anuncia Tome Franca na Secretaria de Saneamento e deve acomodar mais nomes na Prefeitura do Recife

Nomes anunciados pelo prefeito do Recife, nestes últimos dias, tem significado sinalizações importantes a partidos como PSD, Republicanos e União Brasil
Mirella Araújo
Publicado em 13/01/2023 às 19:29
Tomé Franca assume Secretaria de Saneamento do Recife Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife


O prefeito do Recife, João Campos (PSB), segue anunciando mudanças no seu secretariado. Nesta sexta-feira (13), o gestor oficializou o nome de Tomé Franca para a Secretaria de Saneamento do Recife, em substituição a Eliana Viana, que estava no cargo desde maio de 2022. 

A última passagem de Franca foi na secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, onde ficou até o último mês de dezembro, e também é fruto das acomodações partidárias que João Campos tem feito para fortalecer sua base de governo.

Depois de contemplar o  PSD com o retorno da secretária de Turismo e Lazer, Cacau de Paula, filha do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), e o União Brasil presidido por Luciano Bivar,  com indicação de  Joana Portela Florêncio para chefia da  Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, agora a nomeação tem ligação com o partido Republicanos.

Mas as mudanças, que não tem sido classificadas pelo prefeito do Recife como uma "reforma administrativa",  e sim como "ajustes pontuais", vão prosseguir nos próximos dias.

Nos bastidores, há informações de que o deputado estadual diplomado Sileno Guedes (PSB), possa substituir o vereador licenciado Carlos Muniz (PSB) que atualmente é o titular da Secretaria de Governo e Participação Social. 

O nome de Sileno ganha força porque a pasta é vista como estratégica e que vai muito além de uma contemplação partidária. O que se tem dito é que João Campos e aliados próximos não estavam muito satisfeitos com o desempenho de Carlos Muniz junto as lideranças comunitárias. No entanto, ele não deve retornar a Câmara de Vereadores e seguirá na gestão municipal alocado em outro espaço.

Diante disso, Sileno Guedes viria assumir essa missão por causa de todo o trabalho que desenvolveu quando assumiu a pasta na gestão do ex-prefeito Geraldo Julio. 

Outro ponto que não teria passado despercebido por alguns socialistas, sob reserva, foi a simbologia da visita que Raquel Lyra, acompanhada da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), fez a moradora do Alto José do Pinho, no Recife, na primeira semana de governo. Isso porque Priscila é vista como o potencial nome para disputar a prefeitura da capital em 2024

Na semana seguinte, Raquel divulgou em suas redes sociais um vídeo em que Dona Biu celebra o abastecimento de água na sua casa, e a promessa de que toda a comunidade começará a ser abastecida regulamentar pela Compesa, foi reforçada pela gestão. 

Acontece que na equação dessas acomodações também tem sido aguardada a definição sobre o retorno do PT à Frente Popular do Recife. Com a aliança do PSB e do PT a nível nacional e que foi replicada na disputa pelo Governo do Estado, espera-se que isso possa se repetir também no âmbito municipal.

PERFIL E OBJETIVO 

A Secretaria de Saneamento do Recife tem o objetivo de ampliar o alcance dos serviços de saneamento na cidade, especialmente nas áreas mais carentes do Recife. A meta é desenvolver planos, programas, projetos e obras, com recursos próprios ou em parceria com os governos estadual e federal, além da captação de recursos com organismos que financiam o setor de saneamento básico.

“Agradeço a contribuição de Eliana neste período em que esteve à frente da Secretaria de Saneamento do Recife. Seu trabalho contribuiu para que pudéssemos avançar com as questões de saneamento na cidade. E agora passamos a contar com Tomé Franca na continuidade deste trabalho, que é um grande desafio para o Recife”, disse o prefeito João Campos.

Tomé Franca é formado em Direito. Possui Mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Gestão de Projetos pela PUC do Rio Grande do Sul. Foi Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Secretário Executivo de Turismo do Estado e Secretário Executivo de Saneamento do Recife. Atuou como Chefe de Gabinete de Desembargador Federal, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

No Poder Legislativo, atuou como chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Foi professor universitário, das disciplinas de Direito Constitucional e Processo Legislativo, da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino – SOPECE. Ao longo da carreira, adquiriu ampla experiência na área de Gestão Pública, atuando principalmente em Planejamento e Monitoramento das Políticas Públicas, Processo Legislativo e Assessoramento Jurídico e Parlamentar.

 


 

TAGS
prefeitura do recife João Campos
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory