Após cobrança por Escola de Sargentos, Raquel Lyra se reúne com ministro da Defesa sem a bancada pernambucana

Um novo encontro estaria sendo articulado pelo ministro da Defesa, José Múcio, desta vez com a participação dos parlamentares pernambucanos no Congresso Nacional
Mirella Araújo
Publicado em 20/03/2023 às 19:23
Na agenda em Brasília, Raquel Lyra também apresentou um painel no Fórum Internacional sobre gestão fiscal promovido pelo BID Foto: Divulgação/ BID


A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu, na tarde desta segunda-feira (20), em Brasília, com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O encontro não constava na agenda oficial da chefe do Executivo estadual, mas foi realizado a pedido da própria gestora que busca conhecer melhor o projeto de instalação da Escola de Formação de Sargentos das Armas (ESA), em Pernambuco. 

Mais cedo, a governadora participou do Fórum Internacional da Rede Subnacional de Gestão Fiscal e Descentralização da América Latina e Caribe, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ela  apresentou o painel 'Situação e desafios da coordenação entre os níveis de governo: uma perspectiva inter-nacional'.

Ela também esteve reunida com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para falar sobre as mais de 10 mil obras habitacionais que estão paralisadas no Estado, e a respeito das obras de contenção de encostas conveniadas com as prefeituras pernambucanas. 

Raquel Lyra chegou ao sede Ministério da Defesa sem estar acompanhar por membros técnicos do  Executivo. A reunião a portas fechadas também não contou com a presença de membros da bancada federal pernambucana no Congresso. 

De acordo com informações de Romoaldo de Souza, repórter da Rádio Jornal, o ministro José Múcio insistiu para que um novo encontro possa ser agendado, desta vez com a participação dos deputados federais e senadores de Pernambuco. Essa reunião poderá ocorrer entre os dias 3 e 10 de abril, mas ainda não foi batido o martelo.

Na última terça-feira (14), um verdadeiro mal-estar foi gerado por causa da ausência da governadora durante um encontro com os deputados e senadores pernambucanos, o ministro da Defesa José Múcio e o General Tomás Miguel Ribeiro Paiva.

O objetivo era discutir os trâmites de instalação da Escola de Sargentos e deixar claro que não há risco do projeto, que será implantada nos municípios de Paudalho, Camaragibe e Araçoiaba, ir para outro estado, a exemplo das informações que circularam de que a unidade poderia ser transferida para o Rio Grande do Sul.

O projeto demandará, ao total, um aporte de R$ 1,8 bilhão, mas apesar das contrapartidas pactuadas pela gestão anterior, do ex-governador Paulo Câmara (sem partido), que somam R$ 110 milhões, ainda é aguardado acenos por parte do governo Raquel Lyra para que a instalação possa avançar.

Governadora Raquel Lyra tem encontro com ministro Jader Filho

Em mais uma agenda em Brasília nesta segunda-feira (20), a governadora Raquel Lyra se reuniu com o ministro das Cidades, Jader Filho, para dialogar sobre a retomada de obras paralisadas de habitações de interesse social em Pernambuco.

De acordo com levantamento prévio realizado pelo Governo do Estado, há mais de 10 mil unidades com obras paralisadas. A retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida esteve na pauta, além da necessidade de intervenções para contenção de encostas através de convênios firmados entre o Ministério das Cidades e as prefeituras do Estado de Pernambuco.

O ministro também informou que estará, junto à governadora, na inauguração do Residencial Jordão, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na quarta-feira (22). O secretário chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda, acompanhou o encontro.


 


TAGS
raquel lyra Escola de Sargentos do Exército José Múcio Monteiro
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory