O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está em Pernambuco pela primeira vez no seu terceiro mandato. Nesta quarta-feira (22), após cumprir agenda no município de Santa Luzia, na Paraíba, pela manhã, Lula desembarcou no Recife para o lançamento do novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que terá investimento de R$ 500 milhões para todo o País.
O evento de lançamento e a escolha do local foi feita por sugestão do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que irá recepcionar o presidente na Capital. Além do PAA, Lula também deverá anunciar investimentos de prevenção a desastres, tendo como foco as ações voltadas para os períodos de chuva na cidade.
Acompanhe ao vivo:
Lula com Raquel Lyra
No início da tarde desta quarta (22), Lula colocou fim a uma disputa judicial no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual a União reivindicava o domínio sobre o arquipélago, declarado Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e área fundamental de proteção ambiental. O litígio teve início no ano passado, a partir de uma ação impetrada pelo governo anterior.
O presidente esteve no Palácio do Campos das Princesas, com a governadora Raquel Lyra (PSDB), para homologar o acordo.
Ao homologar o acordo, o ministro Ricardo Lewandowsky, do STF, enfatizou a importância do diálogo entre os entes federativos e o poder judiciário, e a solução consensual de uma controvérsia que seria judicial. “Encerramos uma era de litígio e inauguramos uma era de diálogo e harmonia”, afirmou o ministro.