Cristiano Zanin, advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é um dos principais nomes a serem indicados pelo petista para a vaga do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal.
Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Zanin tem prometido a aliados que caso seja indicado, irá procurar todos os senadores, incluindo Sergio Moro (União Brasil).
MORO CRITICA POSSÍVEL INDICAÇÃO DE ZANIN AO STF
No inicio do mês de março o senador Sergio Moro usou as redes sociais para criticar a possível indicação de Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal.
O ex-juiz argumenta que a indicação de Zanin não seria impessoal, visto que o advogado é muito próximo do presidente Lula e um dos principais responsáveis pela saída do petista da prisão.
Cristiano Zanin e Sergio Moro tiveram duros embates durante a operação Lava Jato, que levou Lula à prisão.
O ministro Lewandowski irá se aposentar do STF em abril e o novo indicado de Lula precisará da aprovação de no mínimo, 41 dos 81 senadores.
ALIADOS DEFENDEM INDICAÇÃO DE ZANIN
Aliados do presidente Lula defendem a indicação de Zanin ao STF. Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, disse que a indicação seria a "obviedade das obviedades".
“O Zanin seria a obviedade das obviedades. Uma pessoa que foi leal, fiel e competente. Até os concorrentes do Zanin concordam. Ele foi quem mais se credenciou”, disse o ministro em entrevista para o jornal O Globo.