O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, informou presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que irá antecipar sua aposentadoria.
A saída de um ministro do STF vem sendo notícia após as aposentadorias de Lewandowski e Rosa Weber, presidente do STF, estarem previstas para o ano de 2023.
Segundo informações do jornalista Gerson Camarotti, do G1, o Ministro resolveu falar pessoalmente a Lula da sua decisão e deverá se aposentar logo após o feriado de páscoa.
Sua saída era prevista para o dia 11 de maio, após pedidos de outros Ministros da Suprema Corte solicitarem que ele ficasse até o dia do seu aniversário de 75 anos, mas Lewandowski deverá oficializar o pedido de aposentadoria neste fim de semana.
Quem ocupará a vaga de Lewandowski no STF?
No caso de Lewandowski, Lula deu uma declaração em entrevista à BandNews afirmando que poderia indicar o seu advogado pessoal, Cristiano Zanin.
"Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente, ele cresceu de forma extraordinária. É meu amigo, meu companheiro, como outros são meus companheiros".
Zanin é advogado de Lula e um dos responsáveis pela defesa do presidente nos processos da Operação Lava Jato, que culminou na anulação das acusações contra o petista, fazendo com que sua candidatura fosse viável em 2022.