O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou atrás na decisão de colocar sigilo nas visitas no Palácio da Alvorada.
O governo retirou o sigilo e agora o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirma que irá dar publicidade aos nomes daqueles que visitarem Lula.
GOVERNO LULA RETIRA SIGILO DE VISITAS NO ALVORADA
A lista de pessoas que será divulgada pelo GSI irá incluir pessoas que farão parte de agendas oficiais, assim como agentes privados que representem interesses junto à administração pública.
De acordo com a coluna de Paulo Cappeli, do Metrópoles, o GSI pretende buscar um meio de separar a lista das pessoas das categorias citadas acima daquelas que farão visitas ao presidente Lula de caráter estritamente privado.
Por motivo de segurança e de proteção de intimidade, visitas de caráter estritamente privado permanecerão sob sigilo.
“O GSI da Presidência da República está envidando esforços para alterar a forma de identificação dos registros de entrada nas residências oficiais e, assim, atender as solicitações demandadas”, disse o órgão.
Um dos motivos para a retirada do sigilo foi devido ao posicionamento da Controladoria-Geral da União. Um enunciado publicado em fevereiro afirma que agendas oficiais e visitantes privados com interesses junto ao governo devem ser divulgados.
Ainda segundo a coluna, outra razão para que o governo Lula tenha voltado atrás foi devido a repercussão negativa da imposição do sigilo.
Durante a campanha eleitoral Lula criticou diversas vezes os sigilos impostos durante o governo Bolsonaro.