Nesta segunda-feira (3), o presidente Lula (PT) criticou as previsões sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro ano de seu novo mandato.
Lula classificou as previsões como "pessimistas". Segundo o Boletim Focus, produzindo pelo Banco Central, a estimativa é de que o PIB cresca 0,9% no fim de 2023.
LULA CRITICA PREVISÕES
Em reunião com ministros no Palácio do Planalto, Lula afirmou que não concorda com as avaliações. "Eu disse para o Haddad, na semana passada, que eu não concordo com as avaliações negativas, de que o PIB vai crescer zero num sei das quantas", declarou.
Lula pediu a sua equipe para que seja oferecido um bom ambiente de negócios no país: "Vamos ver o que vai acontecer quando a chamada economia micro, pequena e médica começar a acontecer nos rincões deste país".
LULA: "VAI CRESCER MAIS DO QUE OS PESSIMISTAS ESTÃO PREVENDO"
Em certa altura da reunião, Lula lembrou de seu mandato em 2005 e da economia da época, e garantiu que "vai crescer mais".
"Eu ainda não vou dizer aquilo que eu disse em 2005, que foi um motivo dem muita chacota por parte da empresa, quando eu falei sobre um milagre do crescimento, quando a economia cresceu 5,8% e a imprensa especializada achava que não ia crescer. Acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo", afirmou Lula.