O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU) pelo crime de apologia à tortura.
De acordo com a coluna do jornalista Jamil Chade, do UOL, a Organização irá realizar uma sabatina que pode ser revertida em uma denúncia contra a gestão do ex-presidente.
O Comitê da ONU deverá se reunir nesta quarta (19) e quinta (20), na cidade de Genebra, na Suíça.
De acordo com a coluna, o governo Bolsonaro apresentou um documento oficial informando a situação do Brasil, mas o período abordado foi até 2018, não incluindo a gestão de Bolsonaro, que foi de 2019 à 2022, ponto principal da denúncia.
GOVERNO LULA VS GOVERNO BOLSONARO
Durante a reunião, o governo Lula irá mostrar pontos contra Bolsonaro, como o corte de recursos e tentará convencer o Comitê que desde janeiro de 2023, o governo vem adotando medidas para retomar as relações internacionais do Brasil.
Quem estará no comando do governo Brasileiro é o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.
Entidades dos Direitos Humanos realizaram uma espécie de "raio-x" dos últimos quatro anos e irão apresentar à ONU.
A Assessoria Popular Maria Felipa, Associação de Familiares de Presos de Rondônia, Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, Pastoral Carcerária Nacional, Movimento Nacional de Direitos Humanos e pela Sociedade Maranhanse de Direitos Humanos foram os responsáveis pelo texto que será apresentado.