Nesta segunda-feira (17), a Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou denúncia por calúnia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o senador Sergio Moro (União-PR).
A denúncia contra o senador é devido a uma acusação feita contra o ministro do STF, Gilmar Mendes.
CONFIRA A FALA DO SENADOR SERGIO MORO SOBRE GILMAR MENDES
????ATENÇÃO: Como se fosse uma santidade, Sérgio Moro acusou Gilmar Mendes de vender habeas corpus. Vocês acham normal que um ex-juiz diga mentiras sobre um Ministro do STF?? Marquem as autoridades competentes nesta postagem
— PESQUISAS E ANÁLISES ELEIÇÕES 2022 (@pesquisas_2022) April 14, 2023
????@andre_serret pic.twitter.com/KLFCRQfPFm
Para comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes.Sergio Moro
Segundo a Folha de São Paulo, Sergio Moro teria cometido crime de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes.
"Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, o denunciando Sergio Fernando Moro agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país", diz trecho do documento da Procuradoria obtido pelo jornal.
O QUE DIZ SERGIO MORO SOBRE ACUSAÇÕES DE CALÚNIA CONTRA GILMAR MENDES?
Confira nota divulgada pela assessoria do senador Sergio Moro:
Os fragmentos do vídeo editado e divulgado por terceiros não revelam qualquer acusação contra o Ministro Gilmar Mendes. O Senador Sergio Moro sempre se pronunciou de forma respeitosa em relação ao Supremo Tribunal Federal e seus Ministros, mesmo quando provocado ou contrariado. Jamais agiu com intenção de ofender ninguém e repudia a denúncia apresentada de forma açodada pela PGR, sem base e sem sequer ouvir previamente o Senador.
SERGIO MORO PODE SER PRESO?
Se a Justiça concordar com o Ministério Público, é possível que Moro seja preso após processo.
Na denúncia, Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, pede perda de mandato, caso a pena seja superior a quatro anos.
Entenda: PGR pede PRISÃO DE SÉRGIO MORO: entenda MOTIVO