Nesta quarta-feira (03), o presidente Lula (PT) anunciou o novo comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Marco Antônio Amaro dos Santos, conhecido como General Amaro.
Segundo o jornalista Valdo Cruz, a escolha de Amaro foi oficializada em uma reunião junto com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
O General Amaro foi responsável pela segurança da ex-presidente Dilma Rousseff, além de comandar a Casa Militar da ex-presidenta.
Mudanças no GSI
O novo nome do GSI vem após a polêmica que envolveu o general Gonçalves Dias, que se demitiu no último dia 19 de abril após ser flagrado pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante a invasão dos golpistas no dia 8 de janeiro de 2023.
Após a saída de Dias, Ricardo Cappelli assumiu interinamente o GSI, onde renovou boa parte do GSI, cerca de 58 nomes foram exonerados, segundo ele, por determinação de Lula:
"A medida faz parte do processo de renovação da pasta determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)", disse Cappelli.
Dias chegou a prestar depoimento à PF e alegou não ter nenhuma relação com os golpistas que invadiram o Palácio.