Relações Exteriores

Comissão do Senado aprova indicações para três embaixadas no exterior

Nomes para Austrália, Itália e Romênia seguem para plenário da Casa

Cadastrado por

Esaú Júlio

Publicado em 15/06/2023 às 15:20
Lula e o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. - Divulgação/Ricardo Stuckert

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou, nesta quinta-feira (15), a indicação de três diplomatas para assumirem postos nas embaixadas brasileiras na Austrália, Itália e Romênia. As nomeações agora aguardam o referendo do plenário do Senado.

Claudio Frederico de Matos Arruda foi indicado para liderar a embaixada brasileira na Austrália e também representar o país em Fiji, Ilhas Salomão, Nauru, Papua Nova Guiné e Vanuatu, que são jurisdições abrangidas pela embaixada australiana.

Atualmente, ele é embaixador brasileiro em Londres, na Inglaterra. Arruda possui uma vasta experiência, tendo ocupado cargos como chefe do Cerimonial do Senado Federal, assessor técnico da Presidência da Câmara dos Deputados e chefe da Assessoria Diplomática da Vice-Presidência da República. Ele também atuou como cônsul-geral em Nova York.

Renato Mosca de Souza foi indicado para chefiar a embaixada brasileira em Roma, na Itália, assumindo também as representações do Brasil em Malta e San Marino. Atualmente, ele é cônsul-geral em Vancouver, Canadá. Mosca de Souza possui uma sólida carreira diplomática, tendo sido embaixador em Liubliana, Eslovênia, e chefe do cerimonial da Presidência da República. Embora tenha nascido em Paris, ele possui nacionalidade brasileira.

Ricardo Guerra de Araújo foi indicado para liderar a embaixada brasileira em Bucareste, Romênia. Ele atualmente ocupa o cargo de chefe da missão diplomática brasileira na Nigéria. Araújo também foi ministro-conselheiro nas embaixadas em Paris, França, e Sófia, Bulgária.

A confirmação dessas indicações pelo plenário do Senado é necessária para que os diplomatas possam assumir oficialmente seus postos nas embaixadas, fortalecendo as relações bilaterais e representando os interesses do Brasil nesses países.

 

POR AGÊNCIA BRASIL

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS