A sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível foi retomada nesta terça-feira (27). O início do julgamento está previsto para às 19h.
A Corte decidirá sobre a Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), protolada pelo PDT, que solicita a condenação da chapa Bolsonaro e Braga Netto, que disputaram a Presidência da República durante as eleições de 2022.
Se for condenado, o ex-presidente Jair Bolsonaro ficará inelegível por oito anos e não disputará as eleições de 2024.
COMO ESTÁ O JULGAMENTO DE BOLSONARO?
Até o momento de publicação desta matéria, o relator da ação, o ministro Benedito Gonçalves, lia seu voto. Ele é o primeiro dos ministros a votar.
Na sequência, votam: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e o presidente do Tribunal, Alexandre de Moraes.
Se houver algum pedido de vista, o julgamento será suspenso e o prazo para devolver o processo é de 30 dias, podendo ser renovado por mais 30.
Com o recesso de julho nos tribunais superiores, o prazo subirá para 90 dias.
ATUALIZAÇÃO: relator defende que minuta do golpe seja mantida no processo
O ministro Benedito Gonçalves, relator da ação que pode tornar Bolsonaro inelegível por oito anos, defende que a minuta do golpe seja mantida no processo.
No momento de publicação desta matéria, o julgamento encontra-se suspenso e deve retornar por volta das 21h20.