Federação PT, PCdoB e PV oficializa oposição ao Governo Raquel Lyra

A Federação Brasil da Esperança afirmou que discorda da orientação da governadora Raquel Lyra para diversas áreas de políticas públicas e sociais
Mirella Araújo
Publicado em 07/08/2023 às 18:10
Líder da Federação na Alepe, o deputado João Paulo apresentou o posicionamento oficial do bloco em relação ao Governo Raquel Lyra Foto: Roberto Soares


O PT, PcdoB e PV, que formam a Federação Brasil da Esperança (FEBrasil), divulgaram nesta segunda-feira (7), por meio de nota, que vão fazer oposição ao Governo de Raquel Lyra (PSDB) em Pernambuco.

Havia uma grande expectativa sobre como o bloco - composto por sete parlamentares - iria atuar na Assembleia Legislativa (Alepe), após o Diretório Estadual do PT referendar, por unanimidade, na última sexta-feira (4), a decisão de fazer oposição ao governo tucano.

“A FEBrasil tem como principal responsabilidade o desafio de lutar pelo êxito do Governo Lula, na sua tarefa de reconstrução nacional, conforme seu programa consagrado pela maioria do povo”, diz a nota.

“No plano estadual, o resultado da eleição colocou naturalmente a Federação Brasil da Esperança na oposição ao Governo Raquel Lira. No primeiro e no segundo turno da disputa, a Federação apoiou candidaturas divergentes da atual Governadora Raquel Lyra”, disse o bloco referindo-se ao apoio dado ao ex-deputado federal Danilo Cabral (PSB), no primeiro turno da disputa, e a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), no segundo turno.

O bloco também ressalta que discorda da orientação da governadora Raquel Lyra “para diversas áreas de políticas públicas e sociais, a exemplo da saúde e educação”.

“A oposição política da FEBrasil ao Governo Raquel Lyra se dá, reafirmando nosso compromisso com Pernambuco, acompanhando e fiscalizando as ações da gestão estadual com responsabilidade, fazendo um debate propositivo e de alto nível, defendendo as importantes parcerias, que vêm sendo estabelecidas entre Governo Lula e o governo estadual e governos municipais para benefício da população”, finaliza a nota.

LIDERANÇA NA ALEPE

Líder da federação na Alepe, o deputado estadual João Paulo (PT) apresentou a posição oficial dos partidos durante a reunião plenária desta segunda-feira. 

"Isso não quer dizer que vá haver qualquer tipo de voto que vá contrariar os interesses de Pernambuco. Esperamos que esse seja o trato da nossa governadora aos nossos prefeitos aliados", disse o parlamentar.

O discurso de João Paulo reforça a expectativa de que a chefe do Executivo estadual tenha a mesma postura institucional adotada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com relação aos governadores, independente das questões partidárias. 

Em Pernambuco, os prefeitos do PT Luiz Aroldo, de Águas Belas, e Márcia Conrado, de Serra Talhada, possuem uma relação próxima com a governadora Raquel Lyra.

CONFIRA A NOTA DA FEDERAÇÃO BRASIL DA ESPERANÇA

"A Federação BRASIL DA ESPERANÇA, formada pelos partidos: PCdoB, PV e PT, expressão de uma aliança programática de forças políticas progressistas e de esquerda, tem grandes responsabilidades sobre os destinos do Brasil e de Pernambuco.

Em plano nacional, é uma força destacada da frente ampla democrática que elegeu e sustenta o Governo do Presidente Lula.

Em Pernambuco, deu contribuição decisiva para a consagradora votação do Presidente LULA, com mais de 66% dos votos válidos (3.640.933) e para a eleição da Senadora Tereza Leitão, com 46% dos votos válidos (2.061.276).

No parlamento, tem uma bancada estadual formada por 06( seis) deputados e uma (01) deputada e três (03) deputados federais. A FEBrasil tem como principal responsabilidade o desafio de lutar pelo êxito do Governo Lula, na sua tarefa de reconstrução nacional, conforme seu programa consagrado pela maioria do povo. No plano estadual, o resultado da eleição colocou naturalmente a Federação BRASIL DA ESPERANÇA na oposição ao Governo Raquel Lira. No primeiro e no segundo turno da disputa, a Federação apoiou candidaturas divergentes da atual Governadora Raquel Lyra.

Vale destacar que o governo Raquel Lyra, desde as eleições, mantém parceria estratégica com as forças políticas que antagonizam com o projeto representado pelo Governo do presidente Lula, que não tem faltado a Pernambuco.

Além disso, a FEBrasil discorda da orientação da Governadora para diversas áreas de políticas públicas e sociais, a exemplo da saúde e educação.

A oposição política da FEBrasil ao Governo Raquel Lyra se dá, reafirmando nosso compromisso com Pernambuco, acompanhando e fiscalizando as ações da gestão estadual com responsabilidade, fazendo um debate propositivo e de alto nível, defendendo as importantes parcerias, que vem sendo estabelecidas entre Governo Lula e o governo estadual e governos municipais para benefício da população.

Recife, 7 de agosto de 2023.

Direção da Federação Brasil da Esperança."

TAGS
raquel lyra Oposição federação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory