Um apagão atingiu quase todos os estados brasileiros na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), a queda de energia interrompeu "16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil", mas alguns estados do Sudeste também foram atingidos.
A queda de energia aconteceu por volta das 8h30 da manhã na interligação Norte/Sudeste, de acordo com a pasta. Às 9h16, a energia começou a voltar em todas as regiões atingidas.
PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
A primeira-dama, Janja, utilizou as redes sociais para comentar sobre a privatização da Eletrobras, empresa de energia que foi privatizada em 2022, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"A ELETROBRAS FOI PRIVATIZADA EM 2022. Era só esse o tuíte", disse a primeira-dama.
Políticos saíram em defesa da primeira-dama, como o senador Randolfe Rodrigues (sem partido):
"A conta da privatização irresponsável da Eletrobras chegou: apagão em 25 estados e no DF. Em 2020, vivemos as consequências criminosas da privatização no setor elétrico no Amapá - foram 22 dias de apagão, que afetou comércio, serviços, hospitais e escolas, gerando prejuízos incalculáveis a toda a população".
JANJA faz comentário ligando PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS ao APAGÃO e MINISTRO de MINAS E ENERGIA se pronuncia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante coletiva de imprensa, também defendeu a fala da primeira-dama:
"É nada mais do que uma afirmativa textual. A Eletrobras foi privatizada em 2022. E eu vou além disso: ela foi privatizada às vésperas de uma eleição, num ano eleitoral. E, portanto, eu vejo apenas como uma manifestação natural e real de um fato que realmente aconteceu e que gera instabilidade pro Setor Elétrico Nacional".
FALTA DE ENERGIA: POR QUE TEVE APAGÃO NO BRASIL? QUEDA DE ENERGIA É RELATADA EM DIVERSOS ESTADOS DO BRASIL