PLANEJAMENTO

Raquel Lyra inicia em Petrolina escuta popular para construção do Plano Plurianual de Pernambuco

A governadora destacou que vai colher, junto à população, demandas para o Estado em diversas áreas

Cadastrado por

JC

Publicado em 01/09/2023 às 16:09 | Atualizado em 01/09/2023 às 16:31
Governadora visitou a Cúria Diocesana de Petrolina, ao lado do bispo Dom Francisco Canindé Palhano - Janaina Pepeu/Secom

Em sua chegada à cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, na manhã desta sexta-feira (1º), a governadora Raquel Lyra (PSDB) apresentou o Ouvir para Mudar, que é o processo de construção popular do Plano Plurianual (2024-2027). Além disso, a chefe do Executivo debateu sobre a necessidade de melhorias das estradas estaduais.

Leia Também

Em entrevistas para rádios locais, a governadora destacou que vai colher, junto à população, demandas para o Estado em diversas áreas.

“Durante todo o mês de setembro nós vamos percorrer as 12 regiões de Pernambuco para ouvir e sentir as demandas da saúde, segurança, educação, infraestrutura e tantas outras áreas. O Ouvir para Mudar tem como papel principal tornar o sonho do nosso povo em obras e políticas efetivas”, ressaltou Raquel Lyra.

Através do site ouvirparamudar.pe.gov.br, lançado em agosto, a iniciativa começou a colher sugestões da população de forma virtual. Até o momento, mais de 8 mil contribuições on-line já foram feitas.

DEMANDAS PARA PLANO PLURIANUAL

O objetivo é incorporar as demandas e opiniões da população na formulação de diretrizes por meio da democracia participativa, em que os cidadãos têm a oportunidade de influenciar diretamente nas decisões de políticas públicas. Os resultados irão construir o Plano Plurianual (PPA) de forma participativa.

Os fóruns participativos ocorrerão em todo o estado, do Litoral ao Sertão, permitindo maior interação entre os moradores das localidades com os governantes. Desta forma, o estado irá promover um debate regionalizado, a fim de influenciar diretamente no planejamento e o orçamento governamental e atendendo as demandas das mais diferentes áreas.

Para garantir que as demandas da população sejam efetivamente consideradas na formulação de políticas públicas, esta primeira fase inicia com a submissão de propostas, onde cada cidadão poderá contribuir através do questionário online.

A proposta pode partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que o cidadão acredita que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as propostas serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.

As contribuições dos pernambucanos serão discutidas com especialistas e órgãos governamentais para determinar de que maneira elas podem ser implementadas na prática. Sendo aceita, cada sugestão pode ser incorporada em um ou mais programas do PPA.

A partir desta etapa, a proposta passa a fazer parte do planejamento governamental para o período de quatro anos e tem acompanhamento dos indicadores e metas estabelecidas por meio de relatórios públicos. Todo o processo conta com transparência e acompanhamento das análises.

ESTRADAS

Durante as entrevistas, a governadora também explicou o trabalho que tem realizado para melhorar as condições das estradas que cortam todas as regiões do Estado, e registrou que vai destravar obras importantes, sobretudo no próprio Sertão.

“Fomos buscar empréstimos e parcerias junto ao governo federal para executar obras como a retomada da recuperação da PE-638 e da PE-639, tão sonhada nessa região na fruticultura irrigada. Essa obra vai garantir segurança para os trabalhadores e melhorar a logística e a qualidade dos produtos”, acrescentou a governadora, ao ressaltar que as estradas dão acesso aos núcleos do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS