Jarbas

Jarbas Vasconcelos: uma trajetória de 53 anos de vitórias e realizações na política

Inúmeros feitos de Jarbas enquanto político nos diversos cargos pelos quais passou são lembrados

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 05/09/2023 às 19:21 | Atualizado em 05/09/2023 às 20:29
No decorrer de sua vida pública Jarbas afirmou em entrevistas que procurou não errar - Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Do município de Vicência, na Zona da Mata Norte, Jarbas de Andrade Vasconcelos (MDB) conquistou todo o Estado em diversos mandatos, com mais de 50 anos de vida política. Atualmente com 81 anos, o filho de Carlindo e Áurea Vasconcelos nasceu no dia 23 de agosto de 1942.

Jarbas se formou em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco em 1968, mas a vida pública já fazia parte da sua história, pois em 1966 participou da fundação do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ao qual é filiado atualmente.

Jarbas Vasconcelos durante campanha para prefeito do Recife em 4 de agosto de 1992 - CLEMILSON CAMPOS/ACERVO JC IMAGEM

Sua primeira campanha eleitoral foi em 1970, para se tornar deputado estadual, sendo eleito para o mandato 1971-1975. Nas eleições seguintes, ele conquistou o cargo de deputado federal por duas vezes 1975-1979 e 1983-1985.

Em meio às conquistas políticas, Jarbas se desfilia pela primeira vez, em 1985, do PMDB agremiação que substituiu o MDB com o fim do bipartidarismo.

Na mesma época, enquanto estava em seu segundo mandato de deputado federal, o senador decidiu concorrer à Prefeitura do Recife, porém, teve sua candidatura rifada em prol da postulação do também deputado federal Sérgio Murilo e de uma coligação com o PFL (antiga Arena). O ex-

Jarbas e Arraes foram aliados e rivais - ACERVO JC IMAGEM
governador Miguel Arraes apoiou essa candidatura, e Jarbas, que já havia retornado para o PMDB, sai mais uma vez e se filia ao PSB, partido pelo qual venceu a primeira eleição direta para prefeitos após o regime militar.

Durante a primeira eleição pós-ditadura militar, Jarbas foi eleito Prefeito do Recife e ficou por dois mandatos (1986-1988 e 1993-1996). O parlamentar afirma em entrevistas que o cargo político que ele mais gostou de exercer foi o de prefeito da capital pernambucana por amar a cidade e o olho no olho da população. Ele tinha apreço por participar das construções da cidade e de fazer festas para a comunidade.

Jarbas Vasconcelos na campanha para prefeito do Recife (04-08-1992) - CLEMILSON CAMPOS/ACERVO JC IMAGEM

Já em 199,8 ele foi eleito governador de Pernambuco, cargo que ocupou por dois mandatos até 2006. Durante esse período, o parlamentar enfrentou o desafio de atualizar a infraestrutura de todo o Estado. A obra mais marcante para Jarbas enquanto gestor de Pernambuco foi a duplicação da BR-232 primeiro até Caruaru, um tempo depois até São Caetano.

Porém, existem diversos feitos da época que são lembrados, como a ampliação do Aeroporto Internacional do Recife, inauguração da primeira escola integral no Estado, a implantação do Porto Digital e a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

Entre os anos de 2007 a 2015, Jarbas Vasconcelos ocupou pela primeira vez o cargo de senador da República. Em 2015, ele voltou para Câmara Federal, mas e, 2019 assumiu novamente mandato no Senado, cargo do qual se aposenta nesta terça.

"Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor", destacou Jarbas.

Desde dezembro do ano passado, o senador tirou uma licença para realizar alguns tratamentos de saúde. Com essa pausa, o primeiro suplente, Fernando Dueire (MDB), assumiu o cargo. Após o anúncio da aposentadoria nesta terça-feira (5), Dueire encarregasse da cadeira no Senado definitivamente.

Jarbas no plenário do Senado em 2019 - Jefferson Rudy/Agência Senado

No decorrer de sua vida pública, Jarbas afirmou em entrevistas que procurou não errar e revelou que se considera um grande articulador político. "Política não se faz sozinho", disse o ex-senador.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS